Como criar relatórios avançados para dispositivos de rede usando Solarwinds?



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

O Solarwinds Orion está equipado com um recurso de relatório avançado que permite que os administradores de sistema criem relatórios personalizados avançados para suas revisões executivas e verifiquem os dados históricos em um(s) dispositivo(s) ou parâmetros monitorados no(s) dispositivo(s). Além disso, podemos automatizar esses relatórios para receber sempre que necessário para um conjunto de destinatários.



O Solarwinds inclui vários relatórios predefinidos de desempenho, disponibilidade, uso, métricas históricas, etc. Podemos usá-los ou criar relatórios personalizados para atender aos requisitos. Os relatórios podem ser extraídos do Solarwinds em vários formatos, como dados, gráficos, medidores, etc. Para saber mais sobre os relatórios do Solarwinds e baixá-los, clique aqui link .



Com isso dito, vamos começar e ver como criar relatórios e agendar os relatórios para serem entregues automaticamente a um conjunto de destinatários usando o Solarwinds.



Criando relatórios usando Solarwinds

Nesta demonstração, veremos como fazer os relatórios abaixo.

  1. Relatório de disponibilidade para dispositivos de rede
  2. Relatório de gráfico de utilização de CPU e memória para servidores
  3. Relatório de utilização da largura de banda da interface - dados
  4. Relatório de utilização da largura de banda da interface - gráfico

1. Relatório de Disponibilidade para Dispositivos de Rede

Podemos usar relatórios de disponibilidade para verificar quanta porcentagem de um dispositivo ou conjunto de dispositivos está disponível em um intervalo de tempo específico. Siga as etapas abaixo para criar o relatório de disponibilidade.

  1. Vamos para Definições e clique em Todas as configurações .
  2. Clique em Gerenciar relatórios debaixo Alertas e relatórios.
  3. Clique em Criar novo relatório .
  4. Clique em Iniciar no prompt Introdução aos relatórios.
  5. Selecionar Tabela personalizada dos recursos e clique em Selecione e continue.
  6. Selecionar Construtor de consultas dinâmicas dentro Método de seleção e selecione Seletor Avançado . O construtor de consultas é fácil de usar e o Seletor Avançado oferece mais flexibilidade na construção do relatório.
  7. Selecionar dentro Eu quero reportar em campo uma vez que vamos criar relatórios sobre a disponibilidade de nós (dispositivos).
  8. Por padrão, todos os nós são selecionados para os relatórios. Vamos filtrar apenas dispositivos de rede para este relatório.
  9. Clique no Selecionar campo no construtor de consultas.
  10. Uma vez clique no Selecionar campo , Adicionar coluna prompt aparecerá. Aqui devemos escolher as colunas que usaremos para filtrar os nós necessários de todos os nós.
  11. Como vamos relatar a disponibilidade dos dispositivos de rede, selecione Nós na seção de objetos e selecione as colunas necessárias na seção de colunas do lado direito. Aqui usaremos o Fornecedor coluna para filtrar dispositivos de fornecedores específicos. Em seguida, clique em Adicionar coluna.

  12. Forneça o nome do fornecedor que você deseja filtrar.
    Aqui estamos filtrando os dispositivos Cisco para este relatório.
  13. Uma vez construída a consulta, forneça um nome para esta seleção e clique em Adicionar ao layout .
  14. Uma vez clique em Adicionar ao layout , Solarwinds nos levará automaticamente para a página Editar recurso, onde adicionamos as colunas queremos no relatório.
  15. Forneça um nome apropriado no Título caixa de texto. Agora clique em Adicionar coluna para adicionar nossas colunas ao relatório.
  16. Como estamos criando um relatório de disponibilidade para dispositivos de rede, precisamos das colunas nome do dispositivo, endereço IP, carimbo de data/hora e porcentagem disponível no relatório. Podemos adicionar outras colunas, se necessário.
  17. Podemos obter o nome do dispositivo e o endereço IP no Nós tabela. Selecione os Nós tabela e selecione Nome do nó e Endereço de IP .
  18. Para adicionar colunas de carimbo de data/hora e porcentagem disponível. Role para baixo na seção da tabela, selecione Histórico de tempo de resposta e, em seguida, selecione o Disponibilidade e Carimbo de data e hora colunas. Podemos ver todas as colunas escolhidas para este relatório no lado direito. Depois de selecionar todas as colunas necessárias, clique em Adicionar coluna.
  19. Podemos ver as colunas selecionadas no Layout da Tabela. Se você quiser adicionar mais colunas, clique no ícone +. Podemos reorganizar as colunas arrastando e soltando.
  20. Clique na opção Avançado disponível nas colunas para personalizar o nome da coluna e as configurações de exibição. Vamos renomear o nome de exibição do carimbo de data/hora da coluna para Mês.
  21. Na coluna de disponibilidade, certifique-se de que a Média esteja selecionada no campo Agregação de dados.
  22. Nas configurações baseadas em tempo, selecione Mês no campo Intervalo de Amostra, pois criamos um relatório de disponibilidade mensal para dispositivos de rede.
  23. Se você quiser classificar/agrupar a saída do relatório com base em qualquer uma das colunas, use a opção de classificação. Feito isso, clique em enviar.
  24. Agora, seremos redirecionados para a página do construtor de layout. Forneça um nome apropriado para o relatório. Selecionar Mês passado no A partir de campo. É aqui que escolhemos o intervalo de tempo do relatório. Podemos usar os intervalos predefinidos ou
    a opção de intervalo personalizado na lista suspensa. Feito isso, clique em Avançar.
  25. Podemos ver uma visualização da saída do relatório no Visualizar página. Valide se a saída do relatório é a mesma que esperávamos e clique em Avançar.
  26. Clique em Avançar na Propriedades e Agendar relatório Páginas.
  27. Na página Resumo, verifique Mostrar relatório criado após salvar para visualizar o relatório criado e clique em Enviar .
  28. Podemos ver o relatório criado agora. Podemos baixar o relatório em formato Excel ou imprimir o relatório clicando em Exportar para Excel ou Imprimir.

É assim que podemos criar um relatório de disponibilidade para qualquer dispositivo monitorado pelo Solarwinds. Podemos criar um relatório de disponibilidade para qualquer parâmetro monitorado no Solarwinds. Tudo o que precisamos é escolher o objeto apropriado e suas colunas.



2. Relatório de gráfico de utilização de CPU e memória para servidores

Siga as etapas abaixo para criar um relatório de gráfico para utilização de CPU e memória.

  1. Siga as etapas 1 a 4 da demonstração acima e, ao selecionar o recurso na 5ª etapa, escolha Gráfico personalizado e clique em Selecionar e continuar .
  2. Precisamos criar um layout separado para cada dispositivo em relatórios em formato de gráfico. Se usarmos um layout único, os gráficos de utilização dos nós serão colocados no mesmo gráfico e será difícil entender o relatório.
  3. Portanto, na seção do criador de consultas, selecione um único dispositivo usando o nome das colunas ou o endereço IP.
  4. Aqui estou usando a coluna de endereço IP para filtrar o servidor. Selecione os endereço de IP coluna do mesa e clique Adicionar coluna.
  5. Forneça o endereço IP e clique em Adicionar ao layout .
  6. Agora o Solarwinds nos redirecionará para a página de recursos, onde precisamos configurar o layout do gráfico.
  7. Forneça um nome apropriado para o gráfico e clique em Adicionar série de dados no EIXO Y Esquerdo seção .
  8. No prompt Adicionar série de dados, selecione o Histórico de CPU/memória tabela no painel esquerdo, selecione Carga média da CPU em colunas e clique Adicionar série de dados .
  9. Para adicionar a coluna Memory ao gráfico, repita as etapas 7 e 8, selecione o Percentual médio de memória usada coluna e clique em Adicionar série de dados .
  10. Agora vamos definir as configurações do gráfico. Selecione os Por cento no Unidade exibida campo.
  11. Solarwinds fornece diferentes tipos de gráficos. Escolha sua opção preferida na lista Tipo de gráfico.
  12. Também podemos personalizar os detalhes da coluna. Clique em mais ao lado da coluna que deseja personalizar. Estou alterando a cor padrão e usando uma cor personalizada neste exemplo. Escolha a cor preferida e clique em enviar.
  13. No Período de tempo campo, escolha o intervalo de tempo preferido que você precisa na escala do gráfico. Você pode escolher o intervalo com base na duração do relatório. Estou criando este relatório para o mês passado, escolhendo Uma vez por dia. Clique em Enviar para salvar as alterações.
  14. Para adicionar outro servidor ao relatório, clique em Adicionar conteúdo.

  15. Siga os passos 1 a 13 para configurar o layout. Adicionei mais um servidor ao relatório para esta demonstração. Você pode adicionar mais servidores ao relatório com base no requisito.
  16. Forneça um nome apropriado para o relatório, escolha a duração do relatório e clique em Avançar.
  17. Uma visualização do relatório será exibida. Clique em Avançar.
  18. Clique em Avançar na Propriedades e Agendar relatório Páginas.
  19. Na página Resumo, verifique Mostrar relatório criado após salvar para visualizar o relatório criado e clique em Enviar.

  20. Podemos ver o relatório criado. Para baixar o relatório, clique em Imprimir e salve-o como PDF Arquivo.

É assim que podemos criar um relatório de gráfico para qualquer parâmetro monitorado no Solarwinds. Como mencionado, o layout separado precisa ser construído para relatórios em formato de gráfico.

3. Relatório de utilização da largura de banda da interface - dados

Siga as etapas 1 a 5 no Relatório de disponibilidade para dispositivos de rede.

  1. Selecionar Interface dentro Eu quero reportar em campo .
  2. Precisamos construir a consulta para filtrar as interfaces necessárias para este relatório. Nesta demonstração, vamos filtrar as interfaces WAN. Se você tiver alguma propriedade personalizada configurada para interfaces WAN no Solarwinds, poderá usá-la. Você pode usar qualquer palavra-chave comum na descrição da interface se não tiver configurado nenhuma propriedade personalizada.
  3. Vamos construir uma consulta para filtrar interfaces WAN para este relatório. Clique no Selecionar campo .
  4. Selecionar Rubrica de Interfaces mesa e clique em Adicionar coluna .
  5. Clique na lista suspensa ao lado de Rubrica no construtor de consultas e selecione Contém .
  6. Mencione a palavra-chave na caixa de texto para filtrar interfaces WAN e clique em Adicionar ao layout .
  7. Vamos selecionar as colunas para o relatório e clicar em Adicionar coluna e selecione Rubrica de Interface tabela.
  8. Selecionar Percentual de Utilização Recebido , Transmitir Percentual de Utilização, e Utilização Percentual Média Total de Histórico de tráfego da interface tabela.
  9. Precisamos saber o nome do dispositivo de rede ao qual a interface pertence. Para isso, selecione de Objeto Órion lista suspensa.
  10. Selecionar Nome do nó de tabela. Valide as colunas em Colunas selecionadas e clique em Adicionar coluna.
  11. Reorganize as colunas com base em suas necessidades.
  12. Clique Avançado dentro Utilização percentual recebida, utilização percentual de transmissão, e selecione Média dentro Agregação de dados para capturar os dados médios no relatório.
  13. Selecionar Mês em Intervalo de Amostra sob Configurações baseadas em tempo e clique em Enviar .
  14. Forneça um nome apropriado para o relatório, selecione Mês passado para a duração do relatório e clique em Avançar.
  15. Uma visualização do relatório será exibida. Clique em Avançar para continuar.
  16. Clique em Next na seção Properties and Schedule Report.
  17. Revise o resumo do relatório e verifique o Mostrar relatório criado após salvar para visualizar o relatório criado e clique em Enviar.

  18. Podemos ver o relatório criado agora. Podemos baixar o relatório em formato Excel ou imprimir o relatório clicando em Exportar para Excel ou Imprimir.

É assim que podemos criar relatórios em formato de dados para Interfaces, vamos ver como criar relatórios em formato de gráfico para interfaces.

4. Relatório de utilização da largura de banda da interface - gráfico

  1. Siga as etapas 1 a 4 da demonstração do Relatório de disponibilidade para dispositivos de rede e, ao selecionar o recurso na 5ª etapa, escolha Gráfico personalizado e clique em Selecionar e continuar .
  2. Como mencionado na demonstração do relatório de formato de gráfico acima, devemos criar layouts separados para cada interface.
  3. Vamos filtrar uma interface de um nó específico.
  4. Forneça um nome apropriado para o recurso e clique em Adicionar série de dados .
  5. Selecionar Percentual de Utilização Recebido de Histórico de tráfego da interface mesa e clique em Adicionar série de dados .
  6. Clique em Adicionar série de dados para adicionar mais um dado, selecione Transmitir Percentual de Utilização de Histórico de tráfego da interface mesa e clique em Adicionar série de dados.

  7. Personalize a série de dados adicionada, se necessário, conforme mostrado na demonstração acima. Selecione os Intervalo de Amostra e clique em Enviar .
  8. Forneça um nome apropriado para o relatório, selecione a duração do relatório e clique em Próximo .
  9. Uma visualização do relatório será mostrada na próxima página. Clique em próximo nas páginas Visualizar, Propriedades e Agendar relatório.
  10. Revise o resumo do relatório e verifique o Mostrar relatório criado após salvar para visualizar o relatório criado e clique em Enviar.

  11. Agora, podemos ver o relatório criado.
  12. Para baixar o relatório, clique em Imprimir e salve-o como PDF Arquivo.

É assim que podemos criar um relatório em formato de gráfico para utilização da interface. Podemos usar esses métodos para criar relatórios em formato de gráfico ou de dados para todas as métricas monitoradas em um dispositivo usando Solarwinds.

Agendando um relatório para entregar automaticamente a um conjunto de destinatários por e-mail

Vimos como criar relatórios. Para entregar automaticamente os relatórios aos destinatários por e-mail, siga as etapas abaixo.

  1. Selecione Gerenciador de Agendamento em Gerenciar Relatórios.
  2. Clique em Criar nova programação .
  3. Forneça um nome apropriado para a programação e clique em Atribuir relatório para escolher o relatório que deseja agendar.
  4. Pesquise e selecione o relatório e clique em Atribuir relatório .
  5. Podemos ver o relatório selecionado para a programação. Clique em Avançar.
  6. Na página Frequência, clique em Adicionar frequência. Selecione a Frequência preferida e escolha quando o relatório precisa ser entregue. Feito isso, clique em Add Frequency e clique em Next.
      frequência
  7. No Ação página, clique em Adicionar ação, selecione ação de e-mail e clique em Configurar ação .
  8. Na ação Email, forneça os IDs de email do destinatário. Você pode usar vários e-mails com uma vírgula. Forneça qualquer nome para o Remetente e forneça um endereço de e-mail de resposta. Uma vez configurado, clique em Mensagem .
  9. Forneça um assunto e um corpo de mensagem apropriados para o e-mail. Escolha o tipo de arquivo com base no relatório que criamos. Por exemplo, aqui eu escolhi PDF, pois estou automatizando o relatório em formato de gráfico. Se você estiver automatizando dados
    relatórios de formato, você pode escolher CSV ou EXCEL. Além disso, você pode incluir a URL do relatório no e-mail.
  10. Uma vez configurado, clique em Servidor SMTP e escolha o seu servidor SMTP. Você pode escolher Servidor padrão se você já configurou seu servidor SMTP em Todas as configurações . Feito isso, clique em Adicionar ação .
  11. Clique Próximo e revise o Resumo. Se tudo estiver certo, clique em Criar cronograma .
  12. Podemos ver o cronograma criado para testar se está funcionando corretamente. Selecione a programação e clique em Corra agora.

  13. Você deve obter um Sucesso mensagem. Se falhar, verifique suas configurações de SMTP e verifique se o e-mail do remetente que você está usando tem permissão para enviar e-mails.
  14. Verifique sua caixa postal para garantir que o relatório seja recebido. Recebi o e-mail com o anexo em PDF.
  15. Abra o arquivo PDF para revisar o relatório.

É assim que podemos automatizar um relatório para entregar a um conjunto de destinatários por e-mail. Além do e-mail, podemos salvar o relatório em uma pasta compartilhada ou enviá-lo diretamente para uma impressora para imprimir o relatório, se necessário. Solarwinds é carregado com muitos relatórios predefinidos.

Podemos usar esses relatórios como modelos para criar um relatório personalizado, duplicando o relatório. O recurso de relatório está disponível em todos os produtos Solarwinds. Clique neste link para saber mais sobre o Solarwinds e experimentar o recurso.