Como automatizar o backup da configuração de rede usando o SolarWinds NCM Por Kamil Anwar 1 de outubro de 2022 6 minutos readKamil é um analista de sistemas certificadoComo sabemos, o backup da configuração de rede é essencial, em uma grande empresa, não é fácil fazer backup da configuração manualmente de cada dispositivo fazendo login em todos os dispositivos. Se ocorrerem alterações frequentes nos dispositivos, é difícil fazer backup e rastrear quais alterações são feitas. Para superar essa d



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Como sabemos, o backup da configuração de rede é essencial, em uma grande empresa não é fácil fazer backup da configuração manualmente de cada dispositivo fazendo login em todos os dispositivos. Se ocorrerem alterações frequentes nos dispositivos, é difícil fazer backup e rastrear quais alterações são feitas.



Para superar essa dificuldade, podemos Solarwinds NCM para automatizar o backup de configuração usando um dos recursos chamados Empregos. Podemos agendar trabalhos para baixar a configuração diariamente ou semanalmente com base no ambiente.



O que é 'Trabalhos Solarwinds'?

Empregos é um dos recursos integrados disponíveis no Solarwinds NCM. Podemos criar empregos para automatizar nossas atividades relacionadas à rede. Um dos benefícios essenciais da Empregos está automatizando o backup de configuração de rede. Com base no agendamento, o trabalho baixará os backups automaticamente.





Podemos configurar um e-mail de notificação para obter o relatório de trabalho para revisar o status de backup dos dispositivos.

Solarwinds NCM tem muitos recursos valiosos. Para saber mais sobre o Solarwinds NCM, clique aqui link .



Como automatizar o backup de configuração

Existem alguns pré-requisitos para baixar a configuração de um dispositivo e armazená-la em uma pasta de arquivo.





  1. O dispositivo de rede precisa ser integrado ao Solarwinds NCM.
  2. Um perfil de conexão deve ser configurado para baixar a configuração do dispositivo.
  3. Configure uma pasta de arquivo de configuração para armazenar a configuração baixada.

Como integrar o dispositivo de rede no Solarwinds

Como primeiro passo, precisamos integrar o dispositivo no Solarwinds NCM. A integração de um nó no Solarwinds é uma tarefa simples para integrar o nó usando SNMP, se você usar SNMP V2, a string SNMP deverá ser configurada no dispositivo.

Se você usar o SNMP V3, um nome de usuário, método de autenticação e senha de autenticação, método de criptografia e senha devem ser configurados no dispositivo. Para aprender a integrar um dispositivo, clique neste link .

Configurando o perfil de conexão no dispositivo e no Solarwinds

Um perfil de conexão nada mais é que um nome de usuário e senha com privilégios suficientes para baixar a configuração do dispositivo usando SSH ou Telnet, se você for gerenciar a configuração no dispositivo, o perfil de conexão deve ter privilégios suficientes para fazer alterações no configuração.

Depois que o perfil de conexão estiver configurado, siga as etapas abaixo para adicionar o perfil de conexão no Solarwinds.

  1. No console da Web do Solarwinds NCM, vá para Definições e clique em Todas as configurações .
  2. Clique em Configurações NCM debaixo Configurações específicas do produto.
  3. Clique em Perfis de conexão debaixo Padrões globais do dispositivo
  4. Clique em Crie um novo para adicionar seu perfil de conexão.
  5. Forneça um nome para o seu perfil de conexão. Digite o nome de usuário e a senha de login do SSH, clique no menu suspenso em nível de habilitação, selecione habilitar e forneça a senha do nível de habilitação. Selecionar SSH automático dentro Executar comando e scripts, solicitação de configuração, transferir configurações . Mencione os números de porta Telnet e SSH.
    Se você selecionar Teste automaticamente este perfil em relação aos nós monitorados que o permitiram , ele testará automaticamente essa credencial para os novos dispositivos integrados usando o Network Discovery. Por fim, clique em Enviar salvar.
  6. Configuramos o perfil de conexão, vamos ver como adicionar este perfil de conexão a um dispositivo.
  7. Agora vá para Definições e clique em Gerenciar nós.
  8. Selecione o dispositivo ao qual deseja aplicar o perfil de conexão e clique em Editar Propriedades.
    Você também pode selecionar vários dispositivos para aplicar o perfil de conexão.
  9. Role para baixo até o Propriedades NCM seção, e em Perfil de conexão , selecione o perfil de conexão que você criou na lista suspensa e clique em Teste , você deve obter um Teste bem sucedido mensagem. Se o teste falhar, verifique se o perfil de conexão está configurado corretamente no dispositivo e se a porta SSH é permitida em seu firewall entre o servidor Solarwinds NCM e o dispositivo.

Configuramos o perfil de conexão com sucesso. Agora precisamos configurar uma pasta de arquivo de configuração para armazenar o backup da configuração baixada dos dispositivos.

Configure uma pasta de arquivo de configuração para armazenar a configuração baixada

O Solarwinds NCM vem com uma pasta de arquivo de configuração por padrão, que será colocada no servidor onde o Solarwinds NCM está instalado. Podemos usar essa pasta para armazenar nossos backups. Vamos ver como verificar a localização da pasta de arquivo e validar o caminho.

  1. Em Configurações do NCM, clique em Configurações de configuração em Configurações de configuração.
  2. Em Config Settings, você pode usar as configurações padrão para Transferência de configuração e Comparações de configuração até que alguma alteração seja necessária. No Configurar, Arquivar seção, selecione Salve uma cópia de cada configuração no diretório de arquivo conforme foi baixado para que a configuração baixada seja armazenada na pasta de arquivo.
    Verifique o caminho da pasta do arquivo de configuração e clique em Validar; vocês deve obter um validação aprovada mensagem. Se a validação falhar, verifique se a pasta mencionada está disponível no caminho exato; se não, crie a pasta e verifique a validação novamente.
    Você pode usar as variáveis ​​padrão configuradas para nomear os arquivos de configuração. Depois de validado, clique em Enviar .

Agora nossa pasta de arquivo está pronta para armazenar o backup de configuração. Concluímos os pré-requisitos. Agora vamos ver como criar um job para automatizar o download da configuração.

Agendando trabalho de backup de configuração

Para agendar o trabalho de backup de configuração, siga as etapas abaixo.

  1. Vá para Home, Network Configuration e clique em Jobs no submenu.
  2. Podemos ver os trabalhos padrão para trabalhos de backup noturno e semanal, podemos usá-los ou podemos criar um novo clicando Criar novo trabalho.
  3. Forneça um nome apropriado para o trabalho e selecione Baixar configurações de dispositivos de Tipo de emprego lista suspensa. Selecionar Básico dentro Tipo de agendamento e clique em Diário . Mencione a hora em que o trabalho precisa ser iniciado e selecione a data de início e término. Por padrão, a Solarwinds usa a data de término como 10 anos a partir da data de início, também podemos escolher nossa data de término, se necessário.

    Uma vez configurado, clique em Próximo .
  4. Existem três opções diferentes para escolher dispositivos para o trabalho. Se você deseja selecionar qualquer nó específico, use o Selecionar nós opção. Use o Todos os nós opção se você quiser que todos os dispositivos façam o trabalho. Você pode usar o Seleção dinâmica opção de escolher os nós com determinados critérios; por exemplo, fornecedor é igual a Cisco; isso trará todos os dispositivos Cisco para o trabalho.
    Nesta demonstração, estou usando o Selecionar nós opção, depois de selecionar o dispositivo e clicar em Adicionar ícone, seu dispositivo aparecerá no Nós selecionados seção. Agora clique em Próximo .
  5. Você pode salvar os logs de trabalho para verificar se foi feito backup da configuração para todos os dispositivos ou não. Se algum dispositivo falhar, podemos visualizar a mensagem de erro para corrigir o problema com esse dispositivo específico. Você pode salvar o log em um arquivo escolhendo Salvar resultados em arquivo, e valide o caminho configurado para armazenar o log. Se uma notificação por e-mail for necessária, selecione Resultados de e-mail, defina as configurações de e-mail e clique em próximo.
  6. Nesta seção, escolha os tipos de arquivo de configuração que você deseja fazer backup com base em seus requisitos. Você pode configurar Enviar notificações de alteração de configuração para receber quaisquer alterações na configuração. Temos um documento dedicado ao monitoramento de alterações de configuração em tempo real usando NCM; clique neste link para configurar o mesmo.
    Feito isso, clique em Próximo .
  7. No Análise seção, revise o trabalho configurado e clique em Terminar para salvar o trabalho.

Agora nosso trabalho está pronto, assim que chegar o horário agendado, o trabalho será executado e salvará o backup da configuração no banco de dados, bem como o local da pasta de arquivo.

Agora valide se o trabalho está sendo executado corretamente ou não.

Validar a tarefa de backup de configuração

Quando o horário programado terminar, e se você for para Trabalhos, poderá ver a data e a hora em que o trabalho foi concluído em Última data de execução. Com isso, podemos garantir que o trabalho seja concluído.

Agora, se você clicar no botão História ícone, ele mostrará o log de trabalho. No log de tarefas, podemos ver se o backup da configuração foi feito com sucesso ou não. Como você pode ver no log abaixo, há um erro.

Os detalhes do erro são mencionados abaixo, o NCM falhou ao baixar a configuração do estado do dispositivo. A configuração do estado do dispositivo será baixada apenas para os dispositivos aplicáveis. Podemos usar esta mensagem de erro para solucionar quaisquer problemas no backup de configuração. Nós podemos ver Configuração em execução baixada e salva , para que nosso dispositivo seja copiado.

Para validar se a configuração é suportada ou não, vá para Gerenciamento de configurações no submenu Configuração de Rede. Expanda o nome do dispositivo para ver os backups disponíveis, já que o backup do dispositivo foi feito com sucesso, podemos ver os backups no dispositivo.

Agora vamos para a pasta de arquivo e verificar se o backup está armazenado ou não. O backup da configuração de execução e inicialização do dispositivo foi feito com sucesso.

É assim que podemos usar o Empregos recurso disponível no Solarwinds NCM para automatizar a atividade de backup de configuração de rede. O trabalho será executado de acordo com o agendamento e armazenará os backups em nosso local de arquivo configurado. Os administradores de rede podem usar esses backups para validação ou reversão, etc. Clique neste link para saber mais sobre o Solarwinds NCM e faça o download.