Como atualizar o SSD do Steam Deck - é possível?

Alguns jogadores gostariam de experimentar um atalho comprando o Steam Deck mais barato e tentando atualizar a capacidade de armazenamento manualmente, mas a questão permanece se é possível e também se vale a pena o incômodo. Neste guia, exploraremos como atualizar o SSD do Steam Deck e suas possibilidades.

Como atualizar o SSD do Steam Deck

As diferentes capacidades de armazenamento do Steam Deck influenciarão o preço do console, então é uma boa ideia comprar o Steam Deck de 64 GB e atualizar seu slot de armazenamento? Aqui veremos tudo isso e muito mais.

A resposta curta é sim, é possível alterar o SSD para uma capacidade de armazenamento maior, mas existem algumas deficiências. Primeiro, você deve ter em mente que as dimensões do SSD são diferentes do que está disponível no mercado. Você precisará de um SSD 2230 para ajustá-lo ao Steam Deck. O próximo é encontrar a capacidade certa, com apenas 128 GB e 256 GB amplamente disponíveis. Se você está buscando algo mais alto, o fator preço será importante, pois qualquer coisa acima disso custará muito dinheiro. Afinal, isso, se você ainda deseja trocar o SSD, terá que ter cuidado com a forma como ele será executado no seu Steam Deck. Você terá que instalá-lo manualmente, para que possa causar problemas com seu hardware se você não for cuidadoso. Além disso, instalar o sistema operacional novamente do zero exigirá muito tempo e esforço, pois tudo será eliminado.

Se você ainda deseja continuar alterando o armazenamento do seu Steam Deck, consulte as etapas abaixo.

Você primeiro precisará de uma configuração adequada antes de começar a desmontar seu Steam Deck. Você deve ter uma unidade USB Tipo C que seja compatível com seu Steam Deck e PC, Steam OS 3.0 baixado em seu PC, seu SSD preferido e um programa de sistema chamado Rufus.

• Conecte seu Steam Deck com a unidade USB.
  • Abra o Rufus e selecione Steam OS 3.0 e dispositivo flash drive. Clique em Iniciar
  • Feito isso, agora você pode trabalhar manualmente no seu SSD
  • Desaperte a parte de trás e desaloje a tampa suavemente
  • Em seguida, desparafuse os componentes próximos ao ventilador. Um dos parafusos é selado, então você terá que fazer um furo nele para chegar ao parafuso.
  • Desconecte a bateria do conector encontrado na parte inferior direita da plataforma de aquecimento. No canto inferior esquerdo é onde o SSD estará. Coloque seu novo SSD no slot e conecte sua bateria.
  • Aparafuse as tampas como costumavam ser.

Agora tudo o que resta é instalar o sistema operacional. Como o Steam Deck ainda está conectado ao Rufus, você pode fazer a instalação rapidamente.

• Mantenha pressionado o botão Diminuir volume + Power por alguns segundos. Você deve ouvir um bipe.
  • Solte os botões após o bipe e aguarde.
  • Para a seleção da unidade de inicialização, selecione a unidade USB que você colocou
  • Seu Steam Deck ainda estará ligado, mas a tela ficará preta.
  • Uma vez na área de trabalho, clique na opção Reimage Steam Deck ou Reinstall Steam OS.
  • Após a instalação, ele solicitará uma reinicialização. Aceite-o e deixe o Steam Deck fazer uma reinicialização limpa.
  • Agora você pode desconectar o Steam Deck do USB

Verifique se o novo armazenamento SSD entrou em vigor e, se não, reinicie o console novamente para que funcione.