O Chrome está testando um novo recurso para reduzir o consumo de memória

Programas / O Chrome está testando um novo recurso para reduzir o consumo de memória 2 minutos lidos Recurso de congelamento de guias do Chrome em breve

Google Chrome

O Chrome é o navegador preferido usado por milhões de usuários de PC. No entanto, poucas pessoas sabem que o Google Chrome consome uma quantidade excessiva de memória do sistema. Quase todos nós gostamos de abrir várias guias durante uma sessão de navegação. Você pode estar assistindo a um vídeo do YouTube em uma guia e lendo algo em outra guia e jogando um jogo na terceira e assim por diante.

Para quem não sabe, cada nova guia que você abre no Chrome é aberta em seu próprio processo. Isso evita que todas as suas guias travem se uma delas parar de responder. Embora esta funcionalidade possa ser útil para você, aumenta o consumo de memória. Você pode abrir o gerenciador de tarefas para verificar o número de processos do Chrome.

Google Chrome para congelar automaticamente as guias não utilizadas

Você já pensou em quantas dessas guias estamos usando na realidade? Muitas guias não utilizadas estão apenas no navegador, aumentando, eventualmente, o consumo de memória. Geralmente, todas as guias não utilizadas são descartadas automaticamente pelo Google Chrome. Isso acontece após um período de tempo específico quando você está ficando sem memória.

Parece que o Google está mudando a maneira como essa funcionalidade funciona no navegador. A empresa agora está experimentando uma nova bandeira ( através da sombras tecnológicas ) nomeado Tab Freeze este ' Permite o congelamento de guias qualificadas que ficaram em segundo plano por 5 minutos ' . A bandeira agora está disponível no Chrome 79 Canary para todas as plataformas, incluindo Chrome OS, Linux, Mac e Windows.

Esta mudança está ligada a um erro onde a equipe do Chromium descreve a abordagem usada para resolver esse problema:

' Estamos considerando um mecanismo de aumento de prioridade, por meio do qual instrumentamos APIs que os frames podem usar para se comunicarem entre si ou compartilhar recursos . '

Etapas para ativar o recurso Tab Freeze no Chrome

Os usuários do Chrome 79 Canary podem ativar o recurso Tab Freeze seguindo estas etapas:

1. Visita chrome: // página flags e use a caixa de pesquisa para encontrar o Tab Freeze bandeira.
  2. Você verá que o menu suspenso ao lado da bandeira está definido como Padrão .

Fonte: techdows

3. Aqui estão algumas outras opções que você pode escolher:
  • Ativado: congela guias após 5 minutos de inatividade
  • Congelar ativado - Sem descongelar: desativa a opção de descongelar para guias congeladas
  • Congelar habilitado - descongelar 10 segundos a cada 15 minutos: descongela as guias congeladas por 10 segundos após uma duração de 15 minutos
  • Desativar: desativa a bandeira

Assim que o recurso estiver ativado, você pode gerenciar suas guias congeladas visitando chrome: // discards página. Esta página lista todas as suas guias ativas ou inativas junto com seus detalhes. A página de descartes permite ainda que você execute as ações necessárias para cada guia individual.

Como mencionado antes, esse recurso está atualmente em processo de teste. Se tudo correr bem, deve estar disponível para dispositivos de produção muito em breve.

Tag Google Google Chrome