Análise do ASUS Zenbook Duo UX481FL

Avaliações de hardware / Análise do ASUS Zenbook Duo UX481FL 16 minutos lidos Está quase no final do ano e ainda assim a ASUS está na farra de projetar alguns dos produtos mais surpreendentes, que são divididos em toneladas de categorias. Seus produtos são usados ​​por muitos profissionais, quer você fale sobre laptops, periféricos, placas de vídeo, placas-mãe e outros enfeites.



INFORMAÇÃO DO PRODUTO
ASUS Zenbook Duo UX481FL
FabricarASUS
Disponível em Veja na Amazon UK

Quando se trata de laptops, a ASUS é incomparável. A empresa oferece uma ampla variedade de laptops, quer você queira portabilidade, desempenho, recursos inovadores ou uma combinação deles. A série Zenbook é conhecida por acompanhar você com looks deslumbrantes, mantendo um formato elegante. Os Zenbooks não são uma coisa nova, mas a ASUS continua trazendo toneladas de recursos inovadores, que você nunca ouviu antes.

ASUS Zenbook Duo UX481FL é uma das mais recentes adições à série Zenbook, escavando uma nova era para a indústria de laptop com seu novo ScreenPad Plus. Existem, na verdade, dois produtos que vêm com o Screenpad Plus; o Zenbook Duo UX481, que revisaremos em grande detalhe hoje e seu irmão mais robusto, o Zenbook Pro Duo UX581. Então, vamos dar uma olhada nesta beleza deslumbrante em detalhes. Devemos?





A Experiência de Unboxing

Caixa



ASUS Zenbook Duo UX481 é embora um laptop premium, mas vem em uma caixa bastante regular, especialmente o externo. A caixa contém uma bela capa esbranquiçada para o laptop, junto com a caixa interna. A caixa interna parece bem organizada e o laptop é embalado muito bem. Vamos dar uma olhada no conteúdo da caixa.

  • Laptop ASUS Zenbook Duo UX481FL
  • Capa para laptop
  • Carregador de laptop
  • Stylus
  • Guia de usuario

Conteúdo da caixa

Especificações do sistema

  • Processador Intel Core i7-10510U
  • SDRAM de 16 GB DDR4 2100 MHz, 2 soquetes SO-DIMM para expansão, SDRAM de até 32 GB, canal duplo
  • Tela Full HD de 14 polegadas com retroiluminação LED (1920 x 1080) 16: 9 de moldura fina NanoEdge, painel 100% sRGB
  • Tela TouchPad Plus de 12,6 polegadas
  • NVIDIA GeForce MX250 2 GB
  • 512 GB PCIe Gen3 x2 M.2 SSD
  • Teclado chiclet sem teclado numérico
  • Webcam infravermelho com suporte para Windows Hello
  • Intel Wi-Fi 6 integrado com desempenho Gig + (802.11ax)
  • Bluetooth 5.0

Diversos

  • Sistema de áudio estéreo ASUS SonicMaster com som surround, certificado por Harman Kardon
  • Bateria de 4 células 70 WHr
  • Adaptador de energia de 65 W
  • Tipo de plugue: ø4,5 (mm)
  • (Saída: 19 V DC, 3,42 A, 65 W)
  • (Entrada: 100-240 V CA, 50/60 Hz universal)
  • Dimensão: 323 mm x 223 mm x 19,9 mm (L x P x A)
  • Peso: ~ 1,5 kg

I/O Ports

  • 1 x HDMI
  • 1 x jack de combinação de áudio
  • Leitor de cartão microSD
  • 1 x Type-C USB 3.1 (Geração 2)
  • 1 x USB 3.1 Tipo A (Geração 2)
  • 1 x USB 3.1 Tipo A (Geração 1)

Qualidade de design e construção

Os Zenbooks ASUS sempre souberam ser muito finos e este é exatamente o mesmo. Uma coisa que difere da maioria dos Zenbooks é a profundidade do portátil, que é bem maior que os outros devido à tela secundária. O laptop é oferecido com uma cor Celestial Blue, que é quase uma mistura de prata, cinza e azul. Tanto a parte superior quanto a inferior do portátil são feitas de alumínio, enquanto a parte superior também tem a textura escovada. O laptop é anunciado como de nível militar e segue o padrão militar MIL-STD-810G; cobrindo teste de queda, teste de vibração, teste de altitude, teste de alta temperatura e um teste de baixa temperatura. Isso garante que o laptop tenha uma qualidade de construção sólida, sendo durável o suficiente para lidar com cenários de uso diário rigorosos.

Design limpo

O design geral do laptop é muito diferente dos laptops convencionais de hoje. Em primeiro lugar, o laptop apresenta um design totalmente novo para a tampa. Ao abri-lo, a tampa levanta a base do laptop, o que aumenta a eficiência do resfriamento enquanto fornece facilidade de uso no manuseio do teclado e da tela secundária. Os logotipos e adesivos estão presentes na parte inferior do laptop, enquanto as portas de E / S estão presentes em ambos os lados, mais perto da parte traseira.

Falando sobre a tela secundária, ela é chamada de “ScreenPad Plus”, que possui um painel IPS ultra-largo de 12,6 polegadas junto com recursos de toque. Cobriremos os detalhes do ScreenPad Plus separadamente abaixo, então vamos falar sobre outros recursos de design. Tanto a tela principal quanto a secundária têm engastes finos e são anunciadas como telas Nano-edge. A base do laptop não apresenta um design cônico, mas a frente tem cantos e bordas diagonais. O trackpad é movido para o lado direito do teclado para compensar o ScreenPad Plus, enquanto isso também resulta em um teclado sem qualquer suporte para os pulsos. O botão Liga / Desliga do Laptop também está localizado na parte superior do trackpad, pelo mesmo motivo. Está escrito “Harman Kardon” abaixo do trackpad, o que explica que os alto-falantes são certificados pela Harman Kardon.

Posicionamento do botão liga / desliga e marca Harman Kardon

As saídas de ventilação estão localizadas na parte traseira do laptop e na parte inferior, enquanto as saídas dos alto-falantes estão localizadas nas bordas frontais.

As saídas de ventilação

De forma abrangente, o design do laptop parece bastante único e pode envolver uma ligeira curva de aprendizado também, embora não haja compromissos na qualidade de construção.

O processador

O ASUS Zenbook Duo UX481 vem com um Intel Core i7 de 10ª geração, que oferece melhorias incríveis em relação às gerações anteriores. Ele vem com um Intel Core i7-10510U, um processador Intel quad-core de 10ª geração, fornecendo oito threads e tendo um baixo TDP de apenas 15 Watts. Essa arquitetura é chamada Comet Lake e sucede ao Whiskey Lake em processadores móveis. O processador tem uma frequência básica de 1,8 GHz, enquanto suporta velocidades de clock Turbo máximas de 4,9 GHz. Para todos os núcleos, a frequência do Turbo é fixada em 4,3 GHz, que ainda é muito mais alta do que costumava ser o caso com processadores móveis. Isso resulta em um processamento muito mais rápido, que é comparável a alguns dos processadores de desktop quad-core de última geração, como Intel Core i7-7700K, especialmente quando não regulado termicamente.

Definitivamente bonito

Além disso, o processador fornece 8 MB de cache ao ser acoplado com gráficos Intel UHD, que podem funcionar com frequências variáveis, tendo uma faixa de 300 MHz a 1,15 GHz. Ele suporta dois canais de memória e ambos os módulos DDR4 e LPDDR3 são suportados, embora nossa variante do laptop tenha vindo com stick de RAM LPDDR3 com uma frequência de 2133 MHz.

Uma vez que este laptop não se destina a jogos, um processador quad-core rodando em tais altas frequências é mais do que suficiente para lidar com software de arte digital e da mesma forma. Uma coisa que é importante notar aqui é que o TDP do processador é classificado para a operação não turbo do processador e sob estresse total, o processador consome cerca de 50 watts; um resultado significativamente mais alto do que sem as frequências turbo.

No geral, as capacidades deste processador serão mais que suficientes para a maioria dos criadores de conteúdo, graças às altas frequências turbo acopladas à configuração de 4 núcleos / 8 threads.

A placa gráfica

Os ASUS Zenbooks nem sempre foram incorporados com gráficos dedicados, no entanto, este é, e a ASUS usou placa de vídeo NVIDIA GeForce MX250 neste laptop. Esta placa de vídeo definitivamente não é adequada para cargas de trabalho de computação, como processamento de imagem de ponta, no entanto, como é uma placa de vídeo NVIDIA, ela oferece suporte a todas as funcionalidades que você obteria das placas de vídeo NVIDIA mais recentes, além da nova realidade tempo Raytracing ou outros recursos baseados em Turing.

A placa gráfica vem com 2 GB de GDDR5 VRAM, o que deve ser suficiente para lidar com softwares como Photoshop, AfterEffects ou Adobe Premiere Pro. Existem muitas variantes da GeForce MX250, onde a diferença geralmente está nos clocks do núcleo e este tem clocks em torno de 1000 MHz para reduzir o consumo de energia, no entanto, a placa de vídeo passa de 1500 MHz sob estresse, graças ao NVIDIA GPU Boost tecnologia. Existem 16 unidades de saída de renderização e 24 unidades de mapeamento de textura na placa de vídeo, o que, novamente, não é realmente uma configuração de ponta, mas deve ser capaz de funcionar bem em aplicativos onde o desempenho em tempo real não importa muito. Além disso, os 2 GB de memória têm clock de 1502 MHz junto com uma largura de barramento de memória de 64 bits, resultando em 48,1 GB / s de largura de banda de memória.

A tela

A tela é um dos aspectos mais importantes de um laptop e este tem dois deles embaixo do capô. A tela principal do laptop é um painel IPS de 14 polegadas com resolução de 1920 x 1080, no entanto, não é uma tela sensível ao toque. Esta resolução se tornou uma norma na maioria dos laptops lançados recentemente e algumas pessoas podem achar esta configuração um pouco inferior, no entanto, uma vez que a tela é menor do que a maioria dos laptops convencionais, que geralmente vêm com telas de 15,6 polegadas, o o resultado geral é melhor. Uma grande vantagem dessa tela em relação às telas de 4K exageradas é que você não terá que ajustar as configurações de escala, o que geralmente causa erros com vários aplicativos de terceiros.

A Asus manteve os engastes finos

Quanto ao suporte de espaço de cores, a tela vem com uma classificação de 100% sRGB, que deve ser mais do que suficiente para artistas digitais (faremos um benchmarking com a tela abaixo também). Por ser um painel IPS, você não enfrentará nenhum problema relacionado aos ângulos de visão, mesmo se der uma olhada pelos lados extremos.

ScreenPad Plus e Stylus

Agora, você deve estar se perguntando sobre o que é esse novo “ScreenPad Plus”, então deixe-nos dar a você uma análise bem organizada e equilibrada desse luxo.

A caneta é um toque legal

Esta tela funciona originalmente como uma tela estendida, onde você pode expandir seu espaço de trabalho com muita facilidade, no entanto, a ASUS converteu esta tela em uma obra-prima para lidar com aplicativos. Ele vem com um iniciador totalmente novo, que está presente no lado esquerdo da tela e pode ser usado para muitos aplicativos. Ele também pode ser personalizado, por meio do ícone inferior esquerdo, oferecendo opções como brilho da tela, alteração do plano de fundo, tamanho da janela padrão, menu de ação, economia de bateria, etc.

As janelas podem ser alternadas para frente e para trás por meio do App Switcher, que aparece quando você segura a janela com o botão esquerdo. Você pode selecionar três opções com o alternador de aplicativos; o primeiro é usado para simplesmente mover as janelas para frente e para trás; o segundo botão pode ser usado para adicionar a janela ao inicializador do ScreenPad Plus, enquanto o ViewMax (última opção) pode ser usado para exibir a janela de forma estendida em ambas as telas.

Ótimo para criadores de conteúdo

A função de organizador pode ser usada para dividir o espaço de trabalho do ScreenPad Plus em duas ou mais partes, que podem então ser facilmente alinhadas com os aplicativos / janelas. A função Troca de Tarefas pode ser ativada do lado esquerdo e serve para trocar as tarefas presentes em ambas as telas, mas também pode ser feito através do botão dedicado no teclado. A função Task Group pode ser usada para abrir até cinco aplicativos por meio de um único clique e pode ser ativada por meio da opção ao lado da opção Task Swap. A função App Navigator pode ser usada para abrir aplicativos usados ​​recentemente, assim como você faria em seu smartphone. A ASUS também colocou alguns aplicativos úteis já no inicializador, como Escrita à Mão, Tecla Rápida, etc.

A caneta incluída é a ASUS Active Stylus SA200H, que vem com uma bateria AAAA e dois botões; o botão superior funciona para clicar com o botão direito, enquanto o botão inferior funciona como uma borracha. A caneta é definitivamente ótima para artistas, especialmente aqueles que precisam de um laptop para desenhar telas digitais.

Quanto à usabilidade do ScreenPad Plus, esta tela fornece toneladas de usos para vários tipos de clientes. Se você for um editor de vídeo, pode usá-lo para colocar as linhas do tempo do vídeo e outras ferramentas flutuantes, onde você pode manipulá-las facilmente; separadamente e com facilidade. Um editor de fotos pode usá-lo para fazer referência cruzada às fotos. Produtores musicais, cantores ou ouvintes regulares podem colocar os reprodutores de mídia aqui enquanto trabalham na tela principal. Se você é alguém que está intrigado com a ideia de uma tela pequena, pode simplesmente usar o ScreenPad Plus como uma tela estendida, fornecendo a você muito mais espaço do que apenas 14 polegadas.

Conclusivamente, a ideia do ScreenPad Plus é bastante única e definitivamente vai ser útil para a maioria das pessoas, no entanto, há alguns contras também, como menor tempo de bateria, curva de aprendizado e ocupando fisicamente muito espaço no computador portátil.

Portas de E / S, alto-falantes e webcam

Já que o ASUS Zenbook UX481 é um ultrabook, ele vem com um design minimalista para as portas de E / S e você não encontrará muitos deles. No lado direito do laptop, você pode ver os indicadores LED junto com um leitor de cartão micro-SD, conector de áudio combo e porta USB 3.1 Tipo-A. No lado esquerdo, há uma porta USB 3.1 Tipo C, uma porta USB 3.1 Tipo A, uma porta HDMI e a porta DC-in. Algumas pessoas podem sentir falta da porta LAN e a ASUS provavelmente poderia ter feito isso facilmente, no entanto, como o laptop suporta Wi-Fi 6, com até 1 Gbps de velocidade de conexão, haveria retornos decrescentes em um laptop com uma porta LAN. Além do Wi-Fi, o laptop suporta Bluetooth 5.0, como esperado.

Há um elevador decente para o ar passar

Quanto aos alto-falantes, você tem que acreditar em nós aqui, eles são muito melhores do que a maioria dos outros laptops convencionais. O áudio é suportado pelo ASUS SonicMaster para lidar com várias funcionalidades, enquanto os próprios alto-falantes são certificados pela Harman Kardon. Você deve ter notado “Harman Kardon” escrito ao lado do trackpad também. O som é mais envolvente e oferece uma experiência semelhante ao som surround, enquanto o nível de detalhe é bastante impressionante. As aberturas para o alto-falante são bastante grandes e estão localizadas nas laterais e nas extremidades da parte inferior. O volume dos alto-falantes também é razoavelmente alto e o laptop pode definitivamente ser usado para pequenas festas.

Portas presentes no lado direito do laptop

O laptop possui uma câmera infravermelha, que está presente na parte superior da tela principal junto com o indicador LED. A webcam pode ser usada para fazer login no Windows sem usar nenhum periférico, graças ao desbloqueio facial. Claro, você não pode esperar o desempenho de uma webcam dedicada de alta resolução bem projetada, mas para chamadas de vídeo regulares, esta também parece boa.

Teclado e Trackpad

O Zenbook vem com um teclado retroiluminado de tamanho normal com ausência de teclas numéricas e, ao contrário da versão Pro Duo, o teclado numérico não pode ser simulado no trackpad. É um teclado chiclet bem comum com teclado de 1,4 mm, que alguns usuários irão gostar e alguns simplesmente usarão seus teclados mecânicos dedicados.

O trackpad tem uma ligeira curva de aprendizado

O teclado fornece muitas funcionalidades adicionais, como um botão de troca de tarefas dedicado para o ScreenPad Plus, funcionalidades da tecla Fn, etc. Falando das funcionalidades da tecla Fn, todas as teclas F1-F12 são mapeadas para funções específicas quando pressionadas junto com o Fn , como alterar o brilho da tela, funções de volume, alternar a luz de fundo do teclado, etc.

As lendas são boas e proeminentes

O trackpad deste Zenbook não é nada especial e, como mencionado anteriormente, não suporta o recurso Numpad que você encontraria no Zenbook Pro Duo UX581. Na verdade, o espaço para rastreamento é bem menor do que você veria na maioria dos laptops convencionais. Felizmente, ao contrário do Pro Duo UX581, os botões dedicados ainda estão aqui.

Solução de resfriamento

A solução de resfriamento do portátil não é como aquelas que você veria na série ASUS Gaming, como uma infinidade de tubos de calor indo e voltando para maximizar o desempenho do sistema. A solução de resfriamento deste Zenbook é tão boa quanto você esperaria de um ultrabook. Algumas das saídas de ar estão localizadas na parte traseira do laptop, enquanto algumas saídas de ar estão localizadas na parte inferior do laptop. Isso significa que você pode aprimorar a capacidade de resfriamento do laptop usando almofadas de resfriamento de terceiros. Uma coisa que nos impressionou é que o design ergonômico da tampa do laptop resulta em uma base elevada e esta definitivamente é uma ideia melhor para dissipar o calor dos componentes de forma eficiente do que usar algumas almofadas de borracha finas na parte inferior.

No geral, a ASUS se concentrou mais no desempenho acústico do laptop ao invés do desempenho do computador, e é por isso que a solução de resfriamento pode não ser eficaz para os cenários de uso diário de todos; com os detalhes fornecidos na seção de teste e análise.

Metodologia para testes e análises aprofundadas

Fizemos alguns testes intensos para o laptop e iremos descrever cada etapa em detalhes. Em primeiro lugar, não usamos uma almofada de resfriamento no laptop para observar o desempenho no mundo real. Os testes foram realizados em cerca de 25 graus de temperatura ambiente. Todos os testes foram realizados enquanto o laptop estava conectado, de forma a maximizar o desempenho.

Usamos Cinebench R15, Cinebench R20, Geekbench 5, 3DMark Advanced Edition e PCMark 10 Advanced Edition para testar o desempenho do processador. Para a placa de vídeo, usamos Unigine Superposition, Geekbench 5 e 3DMark Advanced Edition. Para a estabilidade do sistema e afogamento térmico, usamos Furmark, teste de estresse CPU-Z e AIDA64 Extreme. Verificamos os parâmetros do sistema com CPUID HWMonitor.

Para a tela, usamos SpyderXElite e executamos calibrações e testes de uniformidade de tela e precisão de cores. Também testamos o desempenho do sistema para codificação de mídia usando Handbrake e Adobe Premiere Pro para os testes. O teste de temporização da bateria foi realizado com playback offline 1080p enquanto o teste acústico foi realizado com o microfone presente a 20 cm de distância, atrás do laptop.

Benchmarks de CPU

O Intel Core i7-10510U pontuou 2954 no Time Spy, que é uma pontuação bastante boa para um ultrabook.

Time Spy

Então, no Geekbench 5 a CPU foi capaz de marcar 1244 no single-core enquanto alcançava uma pontuação de 4361 no teste multi-core. Isso torna a proporção de múltiplos núcleos em torno de 3,5, ou seja, o resultado de múltiplos núcleos não é dimensionado perfeitamente, o que é devido a frequências mais baixas ou estrangulamento térmico.

Desempenho Zenbook Duo UX481FL GeekBench Single / Multi Core

Desempenho de núcleo único Desempenho Multi Core
Único nucleo1244Multi Core4361
Criptografia1672Criptografia4783
Inteiro1159Inteiro4296
Ponto flutuante1356Ponto flutuante4431

No Cinebench R15, o processador marcou 179 no teste de núcleo único e 786 no teste de vários núcleos, resultando na proporção de MP de 4,39. O desempenho de núcleo único parece realmente impressionante e é superior até mesmo aos processadores Ryzen para desktop com overclock de 2ª geração.

Cinebench R15

No Cinebench R20, o processador nos forneceu 1306 pontos no teste multi-core e 443 pontos no teste single-core, resultando em uma relação MP de 2,95, o que parece bastante inesperado.

Cinebench R20

Quanto ao PCMark10, o laptop marcou 4336 pontos, uma ótima pontuação, diremos, para um laptop quad-core.

PCMark 10

Benchmarks de GPU

NVIDIA GeForce MX250 não é uma ótima GPU para trabalhar, mas ainda é muito melhor do que a integrada. Os clocks da GPU são ajustados abaixo de 1000 MHz, no entanto, graças ao GPU Boost, a placa de vídeo chega a 1695 MHz. Além disso, a placa de vídeo atingiu a temperatura de 69 graus com carga total, o que é totalmente bom. Os benchmarks de GPU para a NVIDIA GeForce MX250 estão presentes abaixo, então vamos dar uma olhada.

Unigine Superposition é um dos benchmarks mais populares conhecidos para as GPUs e NVIDIA MX250 alcançou 459 pontos com a predefinição 1080p Extreme.

Sobreposição

Com o 3DMark Time Spy, a placa de vídeo marcou 913 pontos, o que não é tão bom, mas pelo menos é muito melhor do que a placa de vídeo integrada da Intel. A imagem 3DMark Time Spy está anexada na seção de benchmarks de CPU.

OpenCL

No teste Geekbench 5 OpenCL, a placa de vídeo marcou 9659 pontos.

Benchmarks de exibição

SpyderXElite

Os benchmarks para a tela são muito importantes para algumas pessoas, especialmente quando o dispositivo é voltado para criadores de conteúdo. Usamos o Spyder X Elite para o teste e o aplicativo SpyderXElite 5.4.

Primeiro, vamos dar uma olhada nos resultados da pré-calibração. A gama da tela está bem diferente do valor desejado, em 1,9 em vez de 2,2. Os valores do ponto branco parecem bons em sua maior parte.

Em seguida, verificamos o suporte do espaço de cores da tela e chegamos a esses resultados. A tela cobre 100% da gama sRGB, 71% da gama NTSC, 75% da gama AdobeRGB e 78% da gama DCI-P3.

Em seguida, demos uma olhada nas informações sobre brilho, ponto branco e outros parâmetros. Isso foi feito após a calibração completa da tela.

Agora, vamos ao teste de uniformidade. O teste nos forneceu resultados em quatro níveis de brilho; 100%, 83%, 66% e 50%.

Os resultados estão anexados abaixo e você pode ver os pequenos detalhes por si mesmo, enquanto fica claro que os quadrantes superiores são os mais afetados, especialmente o superior direito, onde a diferença na porcentagem variou de 4,4% a 9,0%.

À medida que o brilho fica baixo, os resultados ficam um pouco melhores e em 50%, vemos que o percentual de diferença máxima de 6,3%, com apenas 5 candelas de valor inferior (67 contra o valor central 72).

Por fim, observamos a precisão das cores da tela e ela nos forneceu um Delta-E médio de 1,37, com um valor mínimo de 0,36 e o ​​valor máximo de 4,82. Esses resultados são bastante impressionantes, mesmo se você tiver aplicativos com cores essenciais.

Precisão de cor

Benchmark de SSD

O ASUS Zenbook Duo UX481FL usa SSD Intel 660P M.2 PCIe tendo o modelo exato mencionado na imagem abaixo.

CrystalDiskInfo

No CrystalDiskMark, o SSD fornece velocidades de leitura rápida de 1877 MB / s sequencialmente e velocidades de gravação de 984 MB / s sequencialmente; não o melhor, é claro, mas mais do que suficiente até mesmo para os usuários exigentes. As taxas de leitura / gravação de 4K também são muito boas e não levam a falhas em qualquer aplicativo.

CrystalDiskMark

Benchmark de bateria

Os benchmarks de bateria são importantes para aquelas pessoas que gostam de ter uma máquina portátil e nós testamos a bateria deste Zenbook completamente. Para nossos testes, carregamos o dispositivo 100% e depois de desconectar o carregador, reproduzimos um vídeo 1080p, com as opções de repetição.

Ambas as telas foram ligadas e ajustadas para 50% de brilho, enquanto o volume foi ajustado para 25%. O laptop foi capaz de reproduzir o vídeo por sete horas e vinte minutos antes de desligar. O tempo de reprodução de mais de sete horas parece ótimo e especialmente com as duas telas. Se você desativar o ScreenPad Plus, os resultados melhorarão ainda mais.

Desempenho em software de criação de conteúdo

Os criadores de conteúdo podem usar toda a aceleração de que precisam para seus projetos, razão pela qual fornecemos benchmarks para alguns aplicativos famosos. Usamos um vídeo 4K com 2 minutos e 32 segundos de duração e 60 FPS para o teste. Usamos Handbrake e Adobe Premiere Pro para os testes, onde usamos 4K, 1440p e resolução de 1080p junto com a predefinição do codificador médio, codec H.265 e Constant Quality 15 no Handbrake e usamos pré-ajustes 4K, 1080p e 720p no Adobe Premiere Pro. Os resultados dos testes são fornecidos abaixo.

Estrangulamento Térmico

GPU-Z fornecendo detalhes do sensor

O afogamento térmico é um dos aspectos mais importantes dos ultrabooks e é por isso que levamos isso muito a sério. Em primeiro lugar, ao estressar o CPU e GPU sem o laptop estar conectado, o CPU chega a 66 graus Celsius enquanto o GPU atinge uma temperatura máxima de 69 graus Celsius. Essas temperaturas são perfeitamente boas e não há estrangulamento térmico.

No entanto, assim que o laptop é conectado, a tecnologia Intel Turbo entra em ação e o consumo de energia da CPU sobe até três vezes, cerca de 50 watts. Este aumento maciço no consumo de energia leva a altas temperaturas. Após o teste de estresse, a CPU atinge cerca de 100 graus de temperatura, sobre a qual, ele reduz o clock de todos os núcleos. Os estados turbo oficiais para todos os núcleos são 4,3 GHz, mas após o afogamento térmico, os núcleos começam a diminuir a freqüência de 4,3 GHz para 2,8 GHz. Quanto à placa de vídeo, não houve nenhum afogamento térmico.

Em suma, não há muito que se possa fazer sobre o afogamento térmico no laptop, no entanto, como o processador se permite ser levado aos limites da arquitetura, o afogamento térmico só poderia ser removido se você usar um dissipador de calor robusto , como no desktop, o que é simplesmente impossível para um laptop, quanto mais para um ultrabook.

Desempenho acústico / ruído do sistema

Ultrabooks são conhecidos por serem muito silenciosos e o Zenbook Duo UX481 é o mesmo. Testamos o desempenho acústico do laptop colocando o microfone na parte traseira do laptop a uma distância de 20 cm. Primeiro, fizemos as leituras de ruído ambiente, ou seja, com o laptop desligado. Em seguida, ligamos o laptop e testamos as leituras do microfone enquanto o dispositivo estava ocioso. Finalmente, fizemos leituras novamente durante o teste de estresse do processador. Os resultados são apresentados no gráfico a seguir.

Conclusão

Em suma, o ASUS Zenbook Duo UX481FL oferece toneladas de recursos exclusivos, como design de tampa, tela secundária, interface de usuário totalmente nova e suporte para caneta. Além disso, ele vem com os componentes de hardware mais recentes, ou seja, processador Intel de 10ª geração acoplado a uma placa de vídeo dedicada NVIDIA modelo 2019.

Imagem: www.asus.com

A reprodução de cores das telas o torna uma ótima escolha para artistas, enquanto o ScreenPad Plus oferece toneladas de usos em vários tipos de cargas de trabalho. Com os padrões de nível militar sendo seguidos e o corpo de alumínio, pode-se ter certeza da qualidade de construção e durabilidade, enquanto o laptop fornece desempenho de bateria supremo. Embora alguns desses recursos possam apresentar uma curva de aprendizado para muitas pessoas, o laptop pode não ser totalmente adequado para usuários específicos, como jogadores ou aqueles que desejam desfrutar de um desempenho sem aceleração.

ASUS Zenbook Duo UX481FL

Melhor Ultrabook de Estúdio

  • Design futurista
  • ScreenPad Plus é uma adição única
  • O processador oferece uma ampla gama de opções de desempenho
  • A GPU NVIDIA dedicada permite bibliotecas específicas da NVIDIA
  • O tempo da bateria é tremendo
  • O desempenho térmico poderia ter sido melhor
  • Uma GPU mais dedicada poderia ter sido melhor

Processador : Intel Core i7-10510U | RAM: 16GB DDR4 | Armazenamento: 512 GB PCIe SSD | Exibição: Tela de toque Full HD IPS de 14 polegadas | GPU: NVIDIA GeForce MX250 2 GB GDDR5 | Display Secundário: Tela TouchPad Plus de 12,6 polegadas

VEREDITO: ASUS Zenbook Duo UX481FL, um verdadeiro companheiro para artistas digitais, produtores musicais e escritores de conteúdo, fornecendo um monitor secundário ScreenPad Plus totalmente novo, processador quad-core surpreendentemente aprimorado e uma placa de vídeo dedicada.

Verifique o preço

Preço no momento da revisão: N / A (USOS) e £ 1.499,99(REINO UNIDO)