Outro processo de ação coletiva atinge o Google na distribuição da Play Store

Tecnologia / Outro processo de ação coletiva atinge o Google na distribuição da Play Store

O processo exige que a empresa obtenha 30% dos desenvolvedores Android.

2 minutos lidos

Google Android



Não é apenas a Epic que quer processar o Google. O gigante das buscas na Internet tem outro inimigo para enfrentar e desta vez de um escritório de advocacia Hagens Berman na Califórnia . O processo declara que o Google está envolvido em práticas anticompetitivas por causa de sua taxa de 30% nas transações da Play Store.

O processo busca uma compensação monetária contra o gigante das buscas na Internet por suas supostas práticas anticompetitivas e taxas de processamento de pagamentos no aplicativo. O escritório de advocacia solicita que outros desenvolvedores Android se apresentem e se juntem aos outros desenvolvedores como parte de um caso maior.



O escritório de advocacia afirmou que os desenvolvedores Android estão trabalhando duro para desenvolver um aplicativo inovador e trazê-lo para a Google Play Store. No entanto, os desenvolvedores estão enfrentando dificuldades para usar a Loja por causa de suas taxas. Como resultado, os desenvolvedores têm dificuldade em ter sucesso.



O processo quer enfatizar o abuso contínuo de poder de mercado do Google, como inibir a escolha do consumidor e forçar os desenvolvedores a pagar uma taxa de transação de 30%. Assim como a Apple, o Google recebe uma grande fatia dos pagamentos da app store, como assinaturas.



Google tem poder de mercado

Além disso, o processo declara que o Google está aproveitando seu poder de mercado para obter mais dinheiro dos desenvolvedores do que deveriam pagar para distribuir seu aplicativo. O processo afirma que o Google viola a Lei Sherman e a Lei de Concorrência Desleal da Califórnia.

O Google integra sua Play Store com aplicativos padrão do Google para fazer parte de seu ecossistema. Como resultado, dá à empresa uma enorme vantagem sobre as lojas concorrentes.

De acordo com o processo, as práticas e contratos que o Google impõe estão roubando recursos significativos até mesmo de empresas bem financiadas, como a Amazon. Por causa disso, os desenvolvedores não têm como distribuir seus aplicativos com custos mais baixos.



O escritório de advocacia Hagens Berman não é novo nesse tipo de negócio com uma grande empresa de tecnologia. No ano passado, ela entrou com uma reclamação contra a Apple por sua taxa de desenvolvedor e esquema de preços da App Store. Também é a mesma empresa que processou Apple para iPhone afogando e a venda de substituições AppleCare + recondicionadas.

Em outras palavras, o escritório de advocacia é um dos mais bem-sucedidos escritórios de advocacia dos Estados Unidos. Conseguiu ganhar mais de US $ 260 bilhões em acordos em processos contra empresas de tecnologia, bancos e outras grandes entidades.

O escritório de advocacia quer que todos os desenvolvedores Android participem dessa ação. Eles afirmaram que não há custo para os desenvolvedores aderirem. Se a empresa ganhar contra o Google, ela receberá uma taxa razoável com base na decisão do tribunal.

O Google vem sofrendo um corte de 30% há muitos anos. E o corte tem sido um ponto de insatisfação. Com este processo e podemos esperar que mais processos virão, é óbvio que os desenvolvedores não estão recebendo dinheiro suficiente com os aplicativos que desenvolveram. Também podemos esperar que este tipo de processo seja estendido à Apple.

Os desenvolvedores de aplicativos estão sempre trazendo sua criatividade para a Play Store. Eles têm mais coisas guardadas para pressionar o Google. Tanto o Google quanto a Apple estão sob escrutínio por causa das alegadas práticas anticompetitivas.

Tag maçã Google