Hardware / APUs AMD Ryzen 5000 ‘Cezanne’ com GPU Vega, Athlon 4000 de nível básico virá com gráficos RDNA? 2 minutos lidos

O novo LOGO AMD Radeon - Video Cardz

As APUs AMD Ryzen 5000 Series, codinome ‘Cezanne’, apareceram recentemente online. Espera-se que eles suceda ao AMD Ryzen 4000 Series. A propósito, foi quase confirmado que, apesar de serem baseadas na nova arquitetura 7nm ZEN 3, as APUs AMD Ryzen série 5000 ainda incluirão gráficos Vega.

Espera-se que o AMD Cezanne seja lançado sob o Ryzen 5000 Series no próximo ano. Este é um sucessor do AMD Renoir. Nem é preciso mencionar que o recém-lançado APUs de mobilidade AMD Ryzen série 4000 com Vega gráficos a bordo têm estado dando à Intel uma competição muito acirrada . Foi indicado que a AMD está preparando esses chips de mobilidade poderosos, mas com eficiência energética para aplicativos de desktop também . Novos relatórios indicam as APUs AMD Ryzen série 5000, codinome ‘Cézanne’ irá suceder essas APUs Renoir e será baseado na nova arquitetura ZEN 3. No entanto, esses chips incluirão as mesmas GPUs Vega a bordo.

O futuro roadmap da AMD para processadores de mobilidade e desktop se torna evidente:

Depois que a AMD aperfeiçoar as APUs AMD Ryzen 4000 ‘Renoir’ baseadas em ZEN 2 para aplicativos de desktop, ela lançará gradualmente uma nova geração de chips que serão baseados na arquitetura ZEN 3. Atualmente com o codinome 'Cezanne', eles serão fabricados no Nó de Fabricação de 7 nm. Espera-se que o AMD Cezanne seja lançado sob Ryzen 5000G, H e U Series, e será destinado a laptops e desktops como os APUs Renoir.

Isto é agora sendo relatado que as APUs de Cezanne ainda estão em uma etapa A0, o que significa um estágio inicial de desenvolvimento. Por outro lado, a AMD ‘Vermeer’ ( Ryzen 4000 para aplicativo de desktop ) já está na revisão B0, que é mais ou menos o estado final e os processadores devem estar prontos para produção em massa.

As APUs AMD Ryzen série 5000 agora têm a placa de vídeo Vega confirmada. Embora ainda não tenha sido confirmado, é bastante provável que essas APUs terão a 'atualização' final dos gráficos integrados da Vega. Essas GPUs foram usadas pela AMD dentro das APUs do Picasso e mais tarde foram atualizadas para o silício Renoir.

[Crédito da imagem: VideoCardz]

Além dessas APUs, a AMD também deve revelar seu silício Van Gogh para APUs de baixo consumo. Estes poderiam ser os sucessores das APUs ‘Dali’ recém-lançadas sob a série Athlon 3000U acessível e de baixo custo. Estranhamente, espera-se que Van Gogh tenha núcleos de GPU baseados em RDNA de próxima geração, apesar dos núcleos de CPU serem baseados na arquitetura ZEN 2 da geração atual. Não está claro por que a AMD está emparelhando ZEN 2 Cores com GPUs RDNA.

No entanto, um salto evolutivo real deve ocorrer com o AMD Ryzen 6000 Series, codinome ‘Rembrandt’. O sucessor de Cezanne, o Rembrandt APUs não será apenas baseado na arquitetura ZEN 3, mas também incluirá os gráficos RDNA de última geração. Nem é preciso acrescentar que isso significará a inclusão de novas gerações de CPU e GPU.

Transição da AMD de AM4 para soquete AM5 para Fastrack Novo Desenvolvimento de APU?

A AMD mudará para um novo soquete e abandonará o soquete AM4 a partir do próximo ano. Desnecessário mencionar que o soquete AM4 conseguiu sobreviver a várias gerações de CPU e APU. Ele ainda é considerado pelos compradores de computadores desktop que podem atualizar seus processadores no próximo ano. A AMD recentemente voltou atrás e confirmou que seus novos processadores serão compatíveis com o soquete AM4.

Houve relatos sobre CPUs de codinome Warhol e Raphael que virão após o AMD Vermeer. Portanto, é bastante provável que AMD ‘Warhol’ possa ser uma série provisória enquanto a empresa completa a transição de AM4 para AM5. O sucessor de Warhol, Raphael, poderia trazer os núcleos ZEN 4 da próxima geração. Este seria um dos maiores saltos evolutivos para a família AMD Ryzen, pois a empresa fará o mudar de 7 nm para 5 nm e introduzir suporte para memória DDR5 .

Tag amd