AMD Mini-PC com poderosa CPU ZEN 3 Ryzen de nível de desktop e GPU Big Navi chegará em breve como vazamento de patente do Project Quantum?

Hardware / AMD Mini-PC com poderosa CPU ZEN 3 Ryzen de nível de desktop e GPU Big Navi chegará em breve como vazamento de patente do Project Quantum? 2 minutos lidos

AMD anuncia novos processadores hoje!



Mini-PCs com CPUs AMD não são tão comuns quanto NUC com CPUs Intel. No entanto, uma nova geração de mini-PCs poderosos e eficientes com CPUs baseadas em ZEN 3 da AMD, bem como GPUs Big Navi, podem estar em desenvolvimento ativo. Depois que a AMD introduziu o Project Quantum PC em 2015, uma patente registrada recentemente indica que a AMD pode continuar o desenvolvimento.

O projeto de PC Project Quantum da AMD parece estar vivo. Em outras palavras, apesar da longa ausência de notícias sobre o desenvolvimento de poderosos mini-PCs com CPUs AMD, o projeto não foi abandonado. Parece que as limitações técnicas com a arquitetura da CPU impediram a AMD, mas a arquitetura ZEN 3 da empresa poderia permitir processadores AMD poderosos, mas eficientes, bem como as GPUs Big Navi recentemente anunciadas, para alimentar uma nova gama de mini-PCs com grande poder de computação.



AMD ZEN 3 e arquitetura Big Navi para ajudar a perceber o potencial dos computadores desktop em miniatura?

Em 2015, a AMD queria entrar no mundo dos jogos de realidade virtual (VR). Portanto, a empresa projetou um mini PC Quantum com resfriamento personalizado e até construiu um protótipo. É, no entanto, importante notar que a AMD não pretendia vender o Quantum PC. Isso ocorre porque a tecnologia de processador predominante era bastante limitada.

Especificamente, os processadores FX baseados em Bulldozer da AMD faltavam gravemente nas Instruções por Ciclo (IPC). Colocando de forma simples, o poder de processamento da CPU obstruiria as GPUs baseadas em Radeon Fury e resultaria em desempenho significativamente reduzido. A propósito, a AMD parece ter projetado o mini-PC para acomodar uma CPU Intel que funcionaria bem com a placa gráfica AMD. No entanto, a AMD nunca lançou o Quantum Mini-PC, o que significa que a empresa adiou qualquer plano de incorporar uma CPU Intel.

No entanto, as CPUs da AMD certamente percorreram um longo caminho. A própria arquitetura ZEN de primeira geração teve um ganho de IPC de 52 por cento sobre a arquitetura derivada de Bulldozer final, com o codinome Excavator. Nem é preciso acrescentar que as arquiteturas ZEN 2 e ZEN 3 mais do que dobraram os ganhos de IPC em relação à arquitetura Bulldozer. De fato, Ryzen 5000 Series baseado em ZEN 3 da AMD de CPUs para desktop são de longe um dos melhores opções para jogadores, profissionais e entusiastas . Na verdade, a AMD afirma que suas CPUs mais recentes têm desempenho de liderança em jogos.

Essas CPUs poderosas agora podem ser combinadas com os próximos GPUs RX 6000 Big Navi baseadas na arquitetura RDNA 2 . A arquitetura RDNA da AMD provou ser um arquitetura de jogo muito mais eficiente do que qualquer um dos derivados GCN como Fury.

Portanto, é mais do que provável que a AMD esteja considerando reviver o Project Quantum Mini-PC. Com alto IPC, menor consumo de energia e perfil TDP impressionantemente baixo, as CPUs ZEN 3 da AMD e as próximas GPUs Big Navi podem oferecer uma boa combinação de hardware para poderosos mini-PCs para jogos.

Tag amd Ryzen