Engenheiros da Adobe desenvolvem rotina de IA para rastrear imagens de notícias falsas

Tecnologia / Engenheiros da Adobe desenvolvem rotina de IA para rastrear imagens de notícias falsas 1 minuto lido

Adobe Systems



A Adobe anunciou que estava trabalhando em uma nova tecnologia de inteligência artificial que poderia detectar as diferenças entre fotos de notícias genuínas e fotos falsas. Seu principal produto, o Photoshop, é usado há muito tempo por aqueles que queriam gerar imagens falsas para usar em notícias fabricadas. Considerando a recente atenção dada à desonestidade na mídia, isso se tornou uma questão polêmica.

As novas rotinas de IA podem procurar determinados marcadores que indicam que uma imagem foi adulterada usando o Photoshop ou outro pacote de edição de gráficos. A tecnologia de aprendizado de máquina está lentamente ajudando essas rotinas a reconhecer os sinais que o Photoshop acidentalmente deixa para trás.



Quando uma imagem salva no Photoshop, geralmente é alterada levemente no nível do pixel. A iluminação, a distribuição de ruído e as bordas são frequentemente alteradas, mesmo que o usuário nunca tenha pretendido que fossem alteradas.



Este é apenas um efeito colateral do uso de software de edição de gráficos. Além disso, as informações derivadas de marcas d'água e metadados são geralmente sinais drásticos de que uma fotografia foi editada pelo menos em algum grau.



Se a cor de uma imagem estiver incorreta, as ferramentas de computação forense podem saber se a imagem foi manipulada. O Facebook e o Google vêm usando ferramentas como essa há algum tempo, mas esta é possivelmente a primeira vez que um desenvolvedor de um pacote gráfico popular desenvolve ferramentas projetadas para procurar imagens falsas criadas com soluções que eles próprios publicaram.

Os críticos disseram, entretanto, que um programa muito simples de reconhecimento de formas poderia fazer a mesma coisa. Alguns até argumentaram que serviços de notícias questionáveis ​​poderiam até mesmo descobrir como essas técnicas funcionam para que mais tarde as derrotem.

No entanto, os comentaristas apontaram para o fato de que os engenheiros da Adobe devem ter décadas de informações sobre fotomanipulação que os coloca à frente da concorrência quando se trata de descobrir a melhor maneira de implantar uma IA dessa maneira.



O objetivo deste pacote específico parece ser a capacidade de detectar clonagem e colagem de um novo assunto, o que certamente reduziria as preocupações com sites de notícias publicando fotos que uma pessoa editou em um lugar onde ela nunca poderia estar.

Tag Adobe Photoshop