Os 5 melhores scanners de portas

De acordo com uma pesquisa realizada por Michel Cukier, um afiliado do Centro de Risco e Confiabilidade da Escola Clarke, há um ataque cibernético acontecendo a cada 39 segundos. Imagine isso. Nem sempre são bem-sucedidos, mas uma tentativa de ataque também conta.



Somente em janeiro deste ano, 1,76 bilhão de registros vazaram de sistemas violados. Chegou a um ponto em que mais americanos estão preocupados com ataques cibernéticos do que com crimes violentos. É muito sério. E agora, na sequência dessas revelações, quão seguro você está contra ataques.

Muitos desses ataques podem ser facilmente evitados tomando as medidas necessárias, como atualizações constantes do sistema e instalação de software de segurança. Outro método para garantir que você está protegido contra hackers é fechar todos os gateways não utilizados em seu sistema. Com isso quero dizer portas abertas.



Felizmente, existem vários softwares excelentes que foram desenvolvidos para varrer sua rede, verificar todas as portas ativas e não utilizadas e também informar quais serviços estão sendo executados em quais portas. O último é importante porque pode ajudá-lo a detectar programas maliciosos. Hackers são conhecidos por enviar malware para abrir portas fechadas.



E o que é ainda melhor, essas ferramentas são totalmente gratuitas. Então, realmente, você não tem desculpa se os hackers aproveitarem uma porta aberta para obter acesso ao seu sistema.



Aqui estão os 5 melhores softwares de digitalização de portas que você pode usar.

1. SolarWinds Port Scanner


Tente agora

SolarWinds tem uma série de excelentes ferramentas gratuitas e seu Port Scanner é uma dessas ferramentas que será um ótimo complemento para um conjunto de ferramentas do administrador do sistema. A ferramenta verifica todos os endereços IP disponíveis em uma rede e suas portas TCP e UDP correspondentes. Em seguida, ele produzirá uma lista de todas as portas abertas, fechadas e filtradas para que você execute a ação necessária.

Como todas as outras ferramentas de rede da SolarWinds, o scanner de porta pode detectar automaticamente os dispositivos em sua rede assim que você o inicia. Você pode então escolher verificar todos esses dispositivos ou limitar a verificação a apenas um subconjunto dos IPs disponíveis. Você pode até atingir um dispositivo específico inserindo o nome do host.



SolarWinds Port Scanner

O scanner de porta permite que você salve cada configuração para que você não precise inseri-las toda vez que quiser iniciar o processo de digitalização. Você também pode programar as varreduras para horários específicos, para estar sempre atualizado com o status de todas as suas portas.

Ao contrário de muitas outras ferramentas de varredura de portas, o scanner de portas SolarWinds usa a técnica de multithreading para aumentar a velocidade do processo de varredura. Isso significa que, a qualquer momento, várias portas estão sendo varridas simultaneamente.

Outra coisa que você vai adorar nessa ferramenta são as opções de filtragem que ela oferece. É um recurso importante, especialmente considerando que às vezes a lista resultante dos endereços IP verificados pode ser muito longa. Você pode, portanto, filtrar os resultados para mostrar apenas os hosts com portas abertas e, em seguida, restringir a lista para mostrar apenas as portas abertas.

Essa ferramenta também permite exportar os resultados da verificação para vários formatos de arquivo, como XML, XLSX e CSV, que podem ser importantes quando você deseja realizar análises adicionais ou apresentar os resultados ao seu chefe.

Algumas outras funções que você pode realizar usando o scanner de porta SolarWinds incluem identificação do sistema operacional, resolução de DNS e testes de ping.

2. Nmap


Tente agora

Nmap é um software de código aberto bastante popular entre administradores experientes. Digo especialista porque pode ser um pouco desafiador para um iniciante, principalmente por causa das muitas maneiras que você pode usar para configurar uma conexão com hosts de rede.

Nmap Port Scanner

O Nmap funciona enviando pacotes de dados para sua rede. Com base na resposta recebida, ele é capaz de identificar os dispositivos conectados à sua rede, os serviços oferecidos pelos dispositivos, o tipo de sistema operacional que está sendo executado nesses dispositivos e as versões dos aplicativos.

Uma coisa que se destaca sobre esta ferramenta é o seu tamanho reduzido, que é indiretamente proporcional à sua funcionalidade. É uma ferramenta que pode ser usada para escanear portas abertas, mesmo nas maiores redes. Também é bastante flexível, com capacidade de execução em quase todos os sistemas operacionais.

O Nmap pode ser operado usando a interface de linha de comando, principalmente preferida pelos gurus, ou usando sua GUI gratuita chamada Zenmap. Novatos ficam melhor usando Zenmap. Aqui há alguma forma de orientação, como as configurações de varredura integradas que podem ser usadas para realizar varreduras de ping rapidamente, identificar os hosts em sua rede e varrer todas as portas TCP e UDP.

Você também pode configurá-lo para realizar uma varredura intensa que funciona em modo furtivo para que os dispositivos sendo testados nem mesmo detectem uma conexão.

3. Scanner de IP irritado


Tente agora

O Angry IP Scanner é um software gratuito e de código aberto que também é ótimo para verificar redes locais e remotas. Ele verifica todos os endereços IP em suas redes e verifica todas as suas portas para estabelecer quaisquer portas abertas e não utilizadas.

E uma das maiores vantagens de usar o Angry IP Scan é a capacidade de estender sua funcionalidade integrando-o com outros coletores de dados. Esses plug-ins adicionais serão uma ótima maneira de revelar mais informações sobre cada host. Você pode até criar seu próprio plug-in se tiver capacidade técnica.

Os relatórios gerados podem ser exportados em vários formatos, como CSV e TXT, para facilitar a análise posterior usando outras ferramentas. O Angry IP Scan usa a abordagem de varredura multithread para garantir que as varreduras sejam concluídas no menor tempo possível.

A outra vantagem desta ferramenta é que é portátil e não requer instalação. Este scanner de porta está disponível para Windows, Mac e Linux OS.

As funções adicionais incluem a coleta do servidor da web e informações de NetBIOS.

4. Scanner MiTeC


Tente agora

MiTEC é uma boa ferramenta que será perfeita até para o usuário básico devido à sua simplicidade. Ele não se concentra muito além da varredura de portas e, portanto, a IU é menos confusa e mais direta. Embora também possa ser usado para resolução de nomes de host.

O scanner envia pings para os dispositivos na rede para identificar os hosts ativos e, em seguida, faz uma varredura adicional nas portas TCP e UDP para identificar quais delas estão abertas, fechadas ou filtradas. Ele também pode ser usado para verificar os compartilhamentos de recursos e serviços.

MiTEC Network Scanner

Caso você tenha dispositivos habilitados para SNMP em sua rede, a ferramenta detectará automaticamente todos eles. O scanner MiTEC também emprega a técnica de multithreading para facilitar a digitalização mais rápida.

Os resultados da verificação gerados podem ser visualizados na GUI da ferramenta ou exportados para um arquivo CSV para análise posterior.

5. Scanner de porta livre


Tente agora

Embora em grande parte desconhecidos, os principais desenvolvedores geeks têm um monte de software, a maioria gratuito, sob seu cinto. Isso inclui software de segurança, ferramentas de Internet e multimídia e agora ferramentas de rede como o Free Port Scanner que selecionamos como nossa quinta opção.

Scanner de porta livre

É uma ferramenta rápida e leve que pode ser facilmente usada até mesmo por iniciantes. A ferramenta permite que você execute varreduras em todos os hosts da rede ou em intervalos de portas predefinidos, após os quais ela determinará as portas abertas e os serviços associados às portas. No entanto, essa ferramenta é limitada apenas às portas TCP.