Os 5 melhores softwares de mapeamento de topologia de rede

A importância da rede de computadores para o crescimento organizacional é bastante clara. É por isso que mais e mais empresas estão adotando o conceito. Facilita a comunicação e também o compartilhamento de dados. Mas, mais importante, é rentável. Ele permite o compartilhamento de recursos que, de outra forma, precisariam ser adquiridos em grande quantidade. A lista de benefícios da rede é interminável e eu poderia continuar indefinidamente, mas não é o objetivo desta postagem.



Veja, por melhor que seja a rede de computadores, você precisará monitorar constantemente sua rede para garantir que tudo esteja funcionando perfeitamente. A falha de um único componente pode causar tempo de inatividade para toda a rede. Mas o problema é que as redes estão em um padrão de crescimento constante e, ao mesmo tempo, aumentando em complexidade, e pode ser um pouco complicado acompanhar a arquitetura. Especialmente se você estiver fazendo isso manualmente. Sim, existem alguns administradores de sistema que optam por desenhar manualmente a arquitetura, mas isso requer muita paciência, cuidado e esforço. Um mapeador de topologia de rede, por outro lado, detecta automaticamente os hosts de rede e produz um mapa completo, destacando como eles se conectam. Ele lista a localização de roteadores, pontos de acesso, firewalls, VLANs, laptops e outros hosts em sua rede.

Uma coisa que muitas pessoas parecem estar esquecendo é que você precisa de um entendimento completo de sua infraestrutura de TI para monitorá-la adequadamente. Será muito mais fácil corrigir um problema quando você souber sua localização exata. Novamente, um mapeador de rede é mais flexível e mais flexível para mudanças na rede em comparação a um desenho que você precisa atualizar manualmente todas as vezes.



Portanto, neste post, preparei uma lista dos 5 melhores softwares que acho que irão tirar a carga de mapear sua rede de você. Confira o que todos eles têm a oferecer e selecione aquele que tem a melhor combinação de recursos para você.



1. Mapeador de topologia de rede SolarWinds


Tente agora

SolarWinds é um nome básico no nicho de rede. Eles têm facilitado a vida dos administradores de sistema há cerca de 20 anos, graças às suas várias ferramentas de automação. Você provavelmente já ouviu falar sobre o Monitor de desempenho de rede, visto que é um dos melhores que existe, mas hoje vou apresentar a você o mapeador de topologia de rede. Basta olhar para uma visão geral de seus recursos e você pode entender porque muitos o preferem.



Depois de configurado, o SolarWinds NPM descobre automaticamente todos os componentes de rede e gera um mapa completo. Isso significa que agora você tem algo para começar em vez de começar o mapeamento do zero. Você pode então editar vários aspectos do mapa, incluindo a adição manual de dispositivos.

Mapeador de topologia de rede SolarWinds

Outros recursos de edição de mapa incluem a capacidade de alterar a aparência de seu mapa de rede redimensionando e modificando os ícones e também alterando a localização do texto que segue os ícones. Para compreender facilmente o mapa, o SolarWinds NTM permite que você agrupe seus dispositivos com base em suas funções, fornecedor, localização, sub-rede, VLAN ou nós não identificados. Mas uma coisa que gosto é que você não precisa ficar checando a rede para ver se há mudanças. Você pode simplesmente agendar varreduras automáticas que irão detectar novos dispositivos ou quaisquer outras alterações e atualizar o mapa de acordo.



O outro recurso de destaque sobre este mapeador de topologia é a capacidade de localizar seus dispositivos de rede usando diferentes protocolos como SNMP, ICMP e WMI e criar mapas diferentes para cada um. Isso também é verdadeiro para componentes VMware e Hyper-V. Para muitas das outras ferramentas, você teria que verificar novamente sua rede separadamente para cada protocolo, o que é demorado e complicado.

Depois de criado, você pode exportar o mapa para diferentes formatos, incluindo Microsoft Office Visio, PDF, PNG e o Orion Network Atlas.

SolarWinds NTM

O SolarWinds NTM também é uma ferramenta de relatório realmente sólida. Ele permite que você execute o gerenciamento de inventário de sua infraestrutura de hardware e gere um relatório automático. Você também pode criar relatórios para dados da porta do switch, VLANs e sub-redes e cache ARP do dispositivo. Tudo isso será importante para provar a conformidade com o PCI e outras regulamentações, como SOX e HIPAA, que exigem que você sempre tenha um diagrama de rede atualizado.

Para concluir, eu acho que pelos recursos que ele oferece, você terá um ótimo negócio usando o Mapeador de topologia de rede SolarWinds. Tem um período de teste de 14 dias que você pode usar para testá-lo antes de tomar uma decisão de compra.

2. Lucidchart


Tente agora

Lucidchart é uma ótima ferramenta de diagramação que vem com uma extensa biblioteca de formas de diagramas de rede. Isso inclui AWS, Azure, GCP e Cisco. A ferramenta também inclui modelos de diagrama de rede completos que você pode usar como um guia inicial e, em seguida, fazer as alterações relevantes com base em sua rede.

Também gosto que esta seja uma ferramenta online. Sem complicações de instalação, sem pressão sobre os recursos do sistema e, o mais importante, está disponível em qualquer lugar, desde que você tenha uma conexão com a Internet. Eles também têm aplicativos iOS e Android.

Mas meu recurso favorito sobre o mapeador de topologia Lucidchart é o bate-papo em grupo que permite que você trabalhe colaborativamente em um diagrama de rede. Várias pessoas podem editar o gráfico ao mesmo tempo, sem conflito.

Lucidchart

Você deve saber que esta ferramenta suporta a importação e exportação do formato Visio e, portanto, se você já usou o Microsoft Visio anteriormente, não precisa refazer nenhum dos mapas nos quais trabalhou.

Por outro lado, o Lucidchart não possui um recurso de descoberta automática de rede. No entanto, ele pode ser integrado ao UVexplorer que captura automaticamente os dispositivos de rede e o relacionamento existente entre eles e, em seguida, exporta os dados para o Lucidchart.

Existe uma versão gratuita do Lucidchart, mas não possui o recurso de importação / exportação. E para mim, isso é um obstáculo porque é um recurso que simplifica muito o trabalho e você vai, portanto, sentir sua ausência. Esta ferramenta está disponível para todos os sistemas operacionais populares para celulares e computadores, incluindo Linux e Chrome OS.

3. Helpsystems InterMapper


Tente agora

O InterMapper é uma ferramenta abrangente de diagramação que fornece atualizações ao vivo do que está acontecendo em sua rede. Ele se comunica com os dispositivos de rede usando mensagens SNMP e códigos de cores para indicar que os dispositivos estão ativos ou inativos.

Verde significa que o sistema está funcionando, amarelo é um aviso, laranja significa que há um problema e, claro, vermelho significa que o dispositivo está completamente desligado. Sempre que um problema é detectado com seus dispositivos, o Intermapper envia alertas instantâneos por e-mail / SMS para que você possa agir antes que o problema se intensifique.

InterMapper

Esta ferramenta vem com vários modelos de mapas que você pode utilizar para facilitar o processo de criação de mapas. Ele também inclui todos os ícones de rede importantes para permitir que você represente com precisão sua rede de uma forma que seja facilmente compreensível. Semelhante ao SolarWinds NTM, o InterMapper pode detectar automaticamente os dispositivos e gerar automaticamente um mapa para você. Sua tarefa será alterar os ícones, o layout do mapa e as imagens de fundo para criar o mapa ideal. Você pode usar mapas hierárquicos e submapas para destacar certas áreas da rede, como o andar de um prédio ou sala de aula.

O Helpsystems Insite é um recurso adicional que permite que você visualize o servidor InterMapper e a matriz de dispositivo de qualquer dispositivo móvel, uma vez que é baseado na web.

Eu gosto que o InterMapper seja mais do que apenas um mapeador de topologia. É uma ferramenta que pode ser usada para fornecer alguns insights de desempenho, bem como fazer o planejamento de capacidade. Ele mantém o controle dos dados de desempenho da rede que você pode usar para determinar quando sua carga de trabalho está excedendo os recursos disponíveis.

4. ConceptDraw


Tente agora

ConceptDraw é uma solução de desenho e diagramação de negócios poderosa que será tão boa na criação de um mapa de sua rede quanto na criação de apresentações de negócios, gráficos e diagramas. Ele tem todos os ícones necessários para criar um mapa de topologia de rede abrangente que inclui Wi-Fi, computadores, racks e interconexões físicas e outros ícones. Melhor ainda, ele vem com mais de cem modelos diferentes e milhares de estênceis que você pode usar para criar e salvar ícones personalizados.

Mas é a arte vetorial 3D que realmente o destaca. Isso resulta em mapas de topologia exclusivos que produzem uma representação melhor da rede real do que os ícones de padrões jamais podem. Então, outra coisa impressionante sobre o ConceptDraw é o designer do plano de construção e o recurso de conector inteligente que permite automatizar o processo de criação do mapa de rede.

ConceptDraw 3D Vector

Você notará muitas semelhanças entre ConceptDraw e MS Visio. Ele até permite que você exporte seu mapa de topologia para Visio e outros formatos de arquivo, como PDF, PowerPoint, FLASH e HTML.

A ferramenta está disponível para uso em Windows e Mac OS e pode ser baixada como um único software ou como parte do ConceptDraw Office Suite. Este último apresenta ferramentas adicionais para gerenciamento e planejamento de projetos.

Infelizmente, ConceptDraw não pode detectar automaticamente seus dispositivos de rede e gerar um mapa. Mas tem uma interface realmente simples que torna a navegação pelo processo de mapeamento da topologia bastante direta.

ConceptDraw

No entanto, essa não é uma ferramenta que eu recomendaria se você estiver mapeando uma topologia de rede grande e complexa. Muito trabalho envolvido. No entanto, se for uma pequena rede como a que você teria em uma empresa iniciante, o ConceptDraw será perfeito. Irá ajudá-lo a compreender a topologia utilizada, a relação entre os diferentes componentes e também a mostrar a estrutura física e lógica da rede.

5. Microsoft Visio Professional


Tente agora

O Microsoft Visio é provavelmente a ferramenta mais popular usada para realizar o mapeamento da topologia. Essa é, na verdade, a principal razão pela qual a maioria das outras ferramentas incluem a capacidade de importar e exportar formatos de arquivo do Visio. Mas, novamente, popular não significa necessariamente que seja o melhor. Muitas mudanças aconteceram no cenário de mapeamento de topologia e o Visio não conseguiu acompanhar as tendências. Por exemplo, ele não possui um recurso de descoberta automática de host. Consequentemente, foi lentamente ultrapassado por outras ferramentas, embora ainda seja uma opção que vale a pena considerar.

A ferramenta tem mais de 70 modelos de mapas que você pode escolher, os quais podem ser suficientes, mas significativamente menos do que a maioria das outras ferramentas oferecem. Ele também possui vários ícones que você pode usar para representar os vários componentes de sua rede.

Microsoft Visio Professional

Mas você tem que dar para MV. Possui uma interface muito amigável que o torna a ferramenta perfeita para um iniciante. Na tentativa de superar a falta de descoberta automática, a Microsoft permite que você integre esta ferramenta com o Visio Connector que fará a descoberta. É um add-on para o Microsoft Baseline Security Analyzer.

Na última edição do Microsoft Visio, as pessoas podem adicionar comentários aos diagramas de mapas por meio da ferramenta ou do painel online. Isso facilita a colaboração da equipe no projeto da topologia. As edições Business permitem a integração com o Skype para permitir mensagens instantâneas no Microsoft Visio durante o processo de mapeamento.