Qual é a diferença entre roteador sem fio e ponto de acesso sem fio?

Atualmente, a maioria dos dispositivos se conecta à Internet sem fio. Um roteador sem fio pode ser encontrado em quase todas as casas. Para usuários domésticos, isso é suficiente para atender às suas necessidades, pois os sinais chegam a toda a casa. É por isso que os usuários podem não saber sobre o ponto de acesso sem fio ou se perguntar sobre como ele é diferente do roteador sem fio. Ambos os dispositivos ajudam os usuários a se conectar à rede sem fio. No entanto, eles não são iguais e funcionam de forma um pouco diferente.

Roteador WiFi vs ponto de acesso WiFi

O que é um roteador sem fio?

Um roteador é um dispositivo usado para encaminhar a conexão com a Internet para todos os dispositivos conectados. Um WiFi combina as funções de rede de um roteador e um ponto de acesso sem fio. Um roteador sem fio (ou roteador WiFi) funciona como um roteador com fio, mas substitui os fios por sinais de rádio sem fio. Esses dispositivos parecem pequenas caixas com várias antenas curtas para ajudar com os sinais em casa ou no escritório. Quanto mais longe o usuário estiver do roteador sem fio, mais fraco ficará o sinal. Os roteadores sem fio podem funcionar como um roteador de Internet, um switch e um ponto de acesso. Os usuários conectados a um roteador sem fio poderão acessar LAN e WAN. Dependendo do roteador sem fio, ele pode suportar de alguns a centenas de usuários.

Roteador sem fio

A maioria dos roteadores sem fio também pode funcionar como firewall, por meio do qual os usuários podem monitorar, bloquear, controlar e filtrar o tráfego de rede de entrada e saída. Os roteadores sem fio foram aprimorados nos últimos anos, permitindo que mais dispositivos se conectem e fornecendo mais largura de banda.

O que é um ponto de acesso sem fio?

Um ponto de acesso sem fio ou apenas um ponto de acesso é um hardware de rede que permite que dispositivos WiFi se conectem a uma rede com fio. Um ponto de acesso sem fio se conecta a um roteador com fio via Ethernet e, em seguida, fornece um sinal WiFi nessa área. Um ponto de acesso pode gerenciar mais de 60 conexões simultâneas. Ele ajuda os usuários que estão fora do alcance do roteador, fornecendo-lhes um sinal WiFi.

Ponto de acesso sem fio

Grandes edifícios e áreas requerem pontos de acesso em locais diferentes para que os usuários possam se mover livremente de um lugar para outro sem sofrer interrupções de rede. Conforme os usuários se movem de um lugar para outro, seus dispositivos também mudam de um ponto de acesso para o próximo sem interromper a conexão. Os usuários nem perceberão quando estiverem trocando de rede.

Diferença entre roteador sem fio e ponto de acesso sem fio

Os roteadores sem fio são usados ​​em residências e pequenos escritórios, onde todos os usuários podem ser conectados por meio de um único roteador. Os pontos de acesso sem fio são usados ​​em uma empresa maior, onde a área é grande para ser coberta por um roteador. A maioria das grandes empresas requer muitos pontos de acesso para fornecer serviços. Mesmo se o roteador sem fio cobrir a área, ainda haverá sinais de WiFi fracos e pontos mortos na área. O ponto de acesso pode ajudar com os pontos mortos e estendendo uma rede sem fio. O roteador atua como um hub que configura uma rede local e o ponto de acesso é um sub-dispositivo dentro da rede local que fornece outro local para os dispositivos.

Diferença entre o roteador sem fio e o ponto de acesso sem fio

Um roteador sem fio pode funcionar como um ponto de acesso, mas nem todos os pontos de acesso podem funcionar como roteadores. Um roteador opera entre redes diferentes e roteia o tráfego entre elas. Considerando que um ponto de acesso só funcionará em uma única rede e é usado para estender sem fio sua rede existente. O roteador sem fio terá uma porta WAN (Internet), enquanto um ponto de acesso não terá uma porta WAN.

Concluindo, um roteador pode distribuir dados igualmente entre todos os usuários, gerenciar o roteamento em uma rede, resolver DNS, gerenciar uma conexão a um ISP e pode ser um firewall. Um ponto de acesso é apenas um dispositivo conectado a um roteador ou switch que permite aos usuários acessar a rede sem fio.

Tag Wi-fi