Linux-Unix / O mais recente Linux 4.19 Code Merge apresenta os drivers ChromeOS EC CEC e a detecção do Cirrus Logic 2 minutos lidos

Linux Kernel Organization, Inc.

Algumas atualizações de código interessantes foram recentemente colocadas na janela de mesclagem do kernel do Linux 4.19 com relação aos recursos de “dispositivo multifuncional” - principalmente, isso inclui vários novos drivers e suporte de driver, mas talvez o mais interessante seja o driver CEC do ChromeOS EC sendo adicionado.

O controlador integrado do Google para ChromeOS foi capaz de expor um barramento HDMI CEC (Consumer Electronics Control) para interagir com dispositivos conectados a HDMI, que por sua vez é capaz de controlá-los por meio de comandos compatíveis. Portanto, agora o suporte HDMI CEC do kernel do Linux foi melhorado nos últimos ciclos do kernel até agora, o que significa que o suporte do ChromeOS EC será capaz de expor as capacidades HDMI CEC utilizando o novo driver adicionado nesta janela de mesclagem.

Além disso, há também o código de atualização para o trabalho de preparação para oferecer suporte a HDMI CEC com o driver Intel DRM. Além disso, o suporte de carregamento USB também foi adicionado ao kernel do Linux 4.19 para o driver ChromeOS EC.

Para o desenvolvimento em drivers Intel, os IDs necessários para a série de processadores Icelake da Intel foram adicionados ao driver intel-lpss (Low Power Subsystem) - é ótimo ver a equipe de desenvolvimento de driver Intel Linux intensificando seu suporte Icelake no Linux, e com o suporte para CPU Cannonlake tendo sido resolvido de forma satisfatória no passado, as coisas no geral estão parecendo ótimas para os processadores Intel no kernel Linux 4.19.

Finalmente, a detecção de acessórios para dispositivos Madera foi adicionada, junto com o suporte Cirrus Logic Madera Codec para os drivers CS47L35, CS47L85 e CS47L90 / 91 - o que deve ser uma boa notícia para audiófilos e engenheiros de som do Linux.

O resumo geral do changelog é o seguinte, mas você pode encontrar todo o changelog no Git pull :

• Adicionar driver Cirrus Logic Madera Codec (CS47L35, CS47L85 e CS47L90 / 91)
  • Adicionar driver CEC do ChromeOS EC
  • Adicionar driver ROHM BD71837 PMIC
  • Adicionar suporte para a variante Dialog Semi DA9063L PMIC para DA9063
  • Adicionar suporte para Intel Ice Lake ao Intel-PLSS-PCI
  • Adicionar suporte para X-Powers AXP806 a AXP20x
  • Adicionar suporte para carregamento USB ao controlador integrado ChromeOS
  • Adicionar suporte para HDMI CEC ao controlador integrado ChromeOS
  • Adicionar suporte para HDMI CEC para Intel HDMI
  • Adicionar suporte para detecção de acessórios para dispositivos Madera
  • Permitir que pinos individuais sejam configurados via DT ’wlf, csnaddr-pd