KaOS lança novo instantâneo com os pacotes mais recentes do KDE Plasma Desktop

Linux-Unix / KaOS lança novo instantâneo com os pacotes mais recentes do KDE Plasma Desktop 2 minutos lidos

KDE e.V.



KaOS apresentou hoje o novo lançamento de snapshot 2018.06, que apresenta o KDE Plasma 5.13, bem como um assistente de primeira execução redesenhado que pode ajudar a personalizar uma instância recém-instalada do sistema operacional. A mais nova versão do Plasma foi lançada há apenas alguns dias, o que torna o KaOS uma das várias distribuições que já o estão oferecendo aos usuários finais.

A maioria das vantagens de usar esta nova versão do KDE vem na forma de atualizações de desempenho. A distribuição divulgou uma declaração de lançamento, que indicava que o maior benefício era o uso de memória reduzido. Os desenvolvedores do projeto também afirmaram que os novos pacotes permitem tempos de carregamento muito mais rápidos e até mesmo uma experiência de tempo de execução aprimorada.



Os usuários do KDE frequentemente reclamaram que a área de trabalho sofreu com o aumento de recursos e o inchaço do software nos últimos anos, mas os dados desses desenvolvedores sugerem que o ambiente de área de trabalho baseado em Qt agora é mais rápido do que muitas das outras opções populares.



As máquinas de teste mostraram que o novo ambiente também parecia consumir menos energia do processador do que as versões anteriores. As caixas de configurações também têm uma aparência diferente nesta versão, já que os desenvolvedores decidiram fazer uso completo do framework Kirigami do KDE.



Tal como acontece com muitas distribuições GNU / Linux, KaOS está em processo de transição para o Wayland. Algum trabalho neste processo lento continuou com esta versão e marca o retorno das regras de janela. O suporte para contextos de EGL de alta prioridade e compartilhamento de IU certamente agradará aqueles que buscam um futuro onde o Wayland possivelmente substituirá o X Windows.

Visto que KaOS é uma distribuição de lançamento contínuo, alguns comentaristas o compararam ao Gentoo ou Arch. Embora os usuários que gostem do modelo que essas distros usam, muito provavelmente se familiarizariam com o KaOS muito rapidamente, deve-se observar que o KaOS é uma distribuição completamente independente que é suportada por sua própria equipe de desenvolvimento.

Enquanto KaOS foi originalmente baseado no Arch, a equipe de desenvolvimento constrói todos os seus próprios pacotes. Os usuários podem, então, baixar esses pacotes de repositórios internos sem a necessidade de depender dos de outras distribuições.



Como o KaOS só oferece suporte a máquinas que usam a arquitetura x86_64, eles podem dedicar mais tempo para eliminar bugs, pois só precisam testar sua distro em uma única plataforma.