Huawei pode mudar para o sistema operacional Sailfish: é uma má ideia?

Programas / Huawei pode mudar para o sistema operacional Sailfish: é uma má ideia? 4 minutos lidos

Huawei



No mês passado, o presidente dos Estados Unidos, Trump, revelou as empresas chinesas na lista negra que não têm permissão para fazer negócios em território americano. O motivo da proibição foi indiscutivelmente a guerra comercial entre as nações industrializadas. A Huawei estava, infelizmente, presente na lista, convém referir que os telemóveis Huawei já tinham a sua venda proibida nos Estados Unidos por motivos de “segurança”. Como resultado da proibição, muitas empresas dos EUA, incluindo o Google, BRAÇO e a Qualcomm pararam de fazer negócios com a gigante chinesa da tecnologia.

Nós relatado que o Google foi a primeira empresa a anunciar que os telefones da Huawei deixarão de receber mais atualizações do Android. Posteriormente, foi anunciado que apenas os próximos telefones Huawei seriam os afetados, uma vez que os que já estão no mercado continuarão recebendo as atualizações de segurança e serviços necessárias. A Huawei não divulgou uma palavra sobre a situação no início. A empresa foi à mídia mais tarde e anunciou que está trabalhando em um sistema operacional alternativo para substituir o Android. O HongMeng OS será capaz de executar aplicativos Android e terá um mercado personalizado para os aplicativos. A Huawei anunciou ainda que o sistema operacional está em seus estágios finais e estará disponível em breve.



Agora, as fontes de O sino relatam que o CEO da Huawei, Guo Ping, teve uma reunião com Konstantin Noskov, ministro das comunicações, desenvolvimento digital e mídia de massa da Rússia. Ele discutiu a possibilidade de usar o Aurora OS, a versão Russain do Finnese Sailfish OS em dispositivos Huawei. Fontes também apontam que a Huawei já começou a testar o Aurora OS em seus dispositivos. Eles também discutiram sobre a mudança parcial da instalação de produção da Huawei para a Rússia. As unidades de produção trabalharão no desenvolvimento de chips e dispositivos. Também é importante notar que a Huawei está patrocinando os serviços 5G na Rússia por meio da Rostelcomm. Outro conhecido notável é Grigory Berezkin, que é uma empresa da Rostelcomm e proprietário dos desenvolvedores por trás do Aurora OS.



Tudo isso parece confirmar que a Huawei pode usar o sistema operacional em seus dispositivos, supostamente para ganhar algum tempo para seu próprio sistema operacional. Pode não ajudar no desenvolvimento do HongMeng OS, mas a Huawei precisa de um tempo de descanso.



Sailfish OS

Sailfish OS é uma distribuição baseada em Linux que foi desenvolvida por desenvolvedores do MeeGo OS da Nokia. Ele vem pré-instalado em apenas quatro aparelhos lançados pela controladora Jolla. Também pode ser instalado na série Sony XA. Até a disponibilidade dos dispositivos da Sony, o Sailfish OS era atormentado por hardware inferior. A série XA também não é poderosa o suficiente para competir com os dispositivos Android topo de linha ou iOS, mas o hardware é capaz de testar o sistema operacional em seu pleno andamento.

Como o Android básico, o Sailfish OS também é open source; qualquer um pode brincar com ele. Seu recurso mais atraente é a compatibilidade de aplicativos Android. Você pode executar quase qualquer aplicativo Android no sistema operacional, serviços como o Aptoide já estão disponíveis no sistema operacional. Se você quiser usar os serviços do Google Play, há um ‘ caminho ‘Para instalar a PlayStore também. A principal atração do sistema operacional é a privacidade. Jolla apenas coleta as informações de que precisa para melhorar o sistema operacional, isso também apenas se o usuário permitir a coleta de dados.

Sailfish OS vale a pena?

Chegando ao nosso problema em mãos. A decisão da Huawei de mudar para um sistema operacional já desenvolvido vale a pena? Sailfish OS tem seus próprios desafios e vantagens.



O fato de Jolla ser capaz de rodar o SO em dispositivos com hardware inferior sem problemas é fascinante e mostra que o SO é muito leve. Possui um sistema de navegação baseado em gestos que é muito superior ao que o Android oferece. Pode parecer errado, mas o sistema operacional tinha uma interface do usuário baseada em gestos desde que foi lançado anos atrás. Eles o refinaram de tal forma que mesmo um novato com pouco conhecimento pode se familiarizar com a IU. Multitarefa é outro recurso que o sistema operacional conseguiu desenvolver, apesar do hardware inferior. É considerado o único sistema operacional de smartphone com verdadeiras capacidades multitarefa. Os aplicativos não são suspensos em segundo plano, mas continuam funcionando como deveriam. Embora a Huawei possa ajustar isso para melhor duração da bateria.

Os usuários que usaram extensivamente o sistema operacional consideram-no um assassino de bateria. Muitos chegaram a dizer: “ tente encontrar uma bateria que não anule a garantia antes de instalar o Sailfish. “A otimização da bateria tem sido um problema do sistema operacional desde sua chegada. A principal causa disso é a 'verdadeira multitarefa', que Jolla não pode perder, pois é uma das principais características do sistema operacional. Outro grande problema do sistema operacional é a falta de aplicativos de terceiros. Os aplicativos Android são compatíveis, mas os aplicativos de segurança, pagamentos e serviços não funcionam dessa forma, eles exigem compatibilidade nativa. É por isso que muitos usuários afirmam que o sistema operacional não é adequado para os sistemas online de hoje.

Conclusão

O uso do Sailfish OS pode acabar sendo uma estratégia de salvamento para a Huawei se e somente se eles conseguirem lidar com as desvantagens do sistema operacional ativamente. O desenvolvimento de um aplicativo de pagamento nativo pode ser o ponto de partida. A otimização da bateria é outra coisa com que se preocupar.

Isso pode dar à Huawei algum tempo para desenvolver seu próprio sistema operacional. Na verdade, é uma aposta arriscada, devido ao fato de o sistema operacional não ser muito popular. Teremos que esperar para ver o quão bem a Huawei integra o Sailfish OS (se eles acabarem fazendo isso).

Tag andróide Huawei