Como usar o Windows New Start PC Reset para uma reinstalação limpa do Windows



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

A atualização de maio de 2020 do Windows 10 trouxe consigo um recurso aprimorado: o utilitário Windows 10 Fresh Start que não é mais uma configuração de segurança, mas um mecanismo de reinstalação adequado nas configurações do seu dispositivo que permite reinstalar o Windows sem perder nenhum de seus dados enquanto remove bloatware e aplicativos desnecessários em seu computador que você não precisa ou não usa. Este recurso “Fresh Start” foi renomeado para “Reset Your PC” e pode ser encontrado no menu de configurações do Windows 10. Ele pode ser usado para redefinir seu dispositivo para que ele



Antes da introdução do utilitário Windows Fresh Start, livrar seu sistema de bloatware excessivo geralmente era resolvido executando uma instalação limpa do Windows. Isso exigia que você mantivesse o disco de instalação do Windows à mão e fizesse backup de todos os dados em uma unidade externa antes de executar uma reinstalação completa do sistema operacional que limpa totalmente o sistema e, em seguida, instala o Windows 10 diretamente do disco de instalação inserido. Este utilitário aprimorado do Windows 10 Fresh Start permite que você mantenha seus arquivos intactos enquanto executa uma reinstalação do sistema operacional.



Usando o utilitário Recovery Rest Fresh Start

Para usar este utilitário limpo de reinstalação do Windows:



  1. Acesse as configurações do seu sistema e clique em “Atualização e segurança”

    Aplicativo de configurações do Windows

  2. No menu Atualização e segurança, você verá “Recuperação” como a sexta opção. Clique aqui.
  3. Na página que se abre à esquerda, a primeira opção na parte superior da tela será “Reiniciar este PC”. Haverá um botão abaixo dele que diz “Primeiros passos”. Clique aqui.

    Opção de reinicialização do PC para realizar uma reinstalação limpa do Windows 'New Start'

  4. Uma caixa de diálogo Redefinir este PC aparecerá na tela, solicitando que você escolha se deseja manter seus arquivos ou remover tudo.
    • Manter seus arquivos mantém o conteúdo e os dados reais que você salva, mas desinstala e remove todos os aplicativos e suas configurações ou entradas de registro. Você pode perder as licenças do aplicativo se forem instalações autônomas únicas, portanto, tenha isso em mente.
    • Se você decidir remover tudo, o sistema removerá todos os seus aplicativos, seus dados e também todos os seus arquivos pessoais. Isso é semelhante a uma reinstalação completa tradicional do Windows do zero usando um disco externo, mas sem o uso de um disco externo, pois o sistema mantém uma cópia limpa de reinstalação do Windows em seu próprio disco rígido para esse propósito.
    • Independentemente da opção que você escolher, ainda recomendamos que você faça backup de seu sistema em caso de qualquer contratempo para evitar a perda de qualquer um dos seus dados. Se você não quiser manter nada disso, pode prosseguir imediatamente.

      Opção de manter seus arquivos ou excluir tudo completamente durante a reinstalação



  5. Ao clicar em uma das duas opções, você será direcionado para a próxima página que permite escolher se deseja fazer o download da instalação do Windows na nuvem ou realizar uma reinstalação local.
    • Se você tiver uma conexão rápida com a Internet, recomendamos o uso da opção de download na nuvem. Isso ocorre porque o arquivo de instalação local pode estar corrompido e a execução de uma instalação com ele pode corromper seu sistema operacional. Não é necessário que o arquivo esteja corrompido e pode funcionar bem, mas fazer um download na nuvem é mais seguro, pois vai buscar os arquivos do sistema operacional diretamente do servidor da Microsoft.
  6. Na próxima página, você verá as opções de retenção de dados e instalação do Windows que escolheu até agora. Verifique se essas são as configurações com as quais deseja prosseguir. Clique em “Voltar” na parte inferior da tela neste ponto se as configurações não forem as que você gostaria. Tenha cuidado neste procedimento, pois é irreversível.
  7. Na mesma tela, você verá uma opção para alterar as configurações nas configurações selecionadas. Clique aqui. Ao lado do prompt “Restaurar aplicativos pré-instalados”, defina essa opção como “Não.” A razão para isso é que certos aplicativos pré-instalados que o fabricante instalou em seu sistema podem, na verdade, ser o culpado por bloatware em seu dispositivo. É melhor não reinstalá-los e executar reinstalações manuais individuais dos aplicativos após a reinicialização, para que você tenha apenas os aplicativos que realmente usa e precisa. Após alternar esta configuração, clique em “Confirmar” na parte inferior da tela.
    • Você pode não ver o comando “Restaurar aplicativos pré-instalados” no menu “Alterar configurações” se seu sistema operacional foi instalado por você ou se o fabricante não instalou nenhum aplicativo em seu sistema. Se for esse o caso, você não precisa se preocupar com nada.
  8. Seu sistema irá agora processar uma reinstalação completa do Windows. Mantenha-o conectado à alimentação e funcionando para evitar interrupções no processo. Isso pode levar várias horas, dependendo da velocidade de sua conexão com a Internet, se você optou pelo download da nuvem, ou algum tempo, mesmo se você optou pela instalação local. Seja paciente e evite pressionar qualquer tecla do computador. Assim que a instalação for concluída, você poderá configurar seu Windows novamente do zero e entrar em sua conta da Microsoft da mesma forma que faria em um dispositivo novo comprado em loja.

Reinicialização do PC com Windows Fresh Start vs. Reinstalação manual do Windows a partir de disco externo

Alguém que é um pouco antiquado neste assunto e prefere executar uma limpeza completa e instalação do Windows 10 da maneira tradicional pode ter seus motivos para fazê-lo. A reinstalação completa parece uma inicialização limpa, pois o utilitário Fresh Start oferece a opção de manter seus arquivos intactos, o que pode dar a sensação de que o sistema não foi eliminado do bloatware corretamente. O veredicto sobre isso reside no fato de que se o seu sistema está ficando lento devido a aplicativos que estão usando os recursos do seu sistema ou afetando negativamente o seu desempenho, uma reinstalação limpa do Fresh Start do Windows resolverá o problema.

Se você achar que tem muitos dados fragmentados em seus discos também, recomendamos reinstalar o Windows da maneira tradicional. Isso limpará completamente o seu sistema e garantirá que nenhum arquivo ou traço oculto permaneça que possa diminuir o desempenho do sistema ou de sua memória. Embora o utilitário PC Reset Fresh Start também permita a remoção de todos os seus arquivos pessoais, aplicativos e configurações (basicamente, exclua tudo), ele mantém os arquivos de instalação do seu sistema operacional em uma determinada quantidade de espaço, que então usa para realizar uma instalação completamente nova do sistema operacional. Existe um equívoco de que isso pode conter bloatware oculto. Esse não é o caso. A reinicialização do Windows PC garantiu que todos os dados fossem excluídos se você optasse por remover todos os arquivos para obter uma instalação completamente limpa do Windows. Além disso, se você estiver procurando por conveniência, o Windows tornou seu recurso de redefinição de PC bastante eficaz dessa maneira e fará exatamente o que você precisa.

Pensamentos finais

O novo e aprimorado utilitário Windows Fresh Start PC Reset ajuda muito a livrar seu sistema de bloatware e realizar uma instalação do zero do sistema operacional. Os técnicos tradicionais podem preferir usar o antigo método de reinstalação a partir de um disco, mas esse novo recurso é tão eficaz e mais eficiente e sem complicações. É altamente recomendável tentar e abandonar os métodos antigos, porque isso fará exatamente o mesmo trabalho em um período de tempo mais rápido, com mais personalização e com menos coordenação necessária em termos de obter uma instalação limpa do Windows imagem de disco.

5 minutos lidos