Como ajustar uma CPU AMD Ryzen série 3000 com CTR - Guia Avançado

Em 29 de setembroº, 2020, Yuri Bubily (que atende pelo apelido @ 1usmus) lançou sua nova ferramenta incrível conhecida como Clock Tuner for Ryzen. Esperava-se que esta ferramenta fosse uma incrível ferramenta de auto-overclocking que poderia usar os recursos de teste integrados para descobrir os valores ideais de overclock e undervolting para sua CPU. O CTR foi projetado especificamente para fazer o ajuste fino dos processadores AMD Ryzen 3000 Series baseados na arquitetura Zen 2. A ferramenta também pode estimar a qualidade do silício de um determinado processador da série Ryzen 3000 com base no potencial de overclocking ou undervolting calculado pela ferramenta.



Isso abriu um grande número de portas para pessoas que anteriormente não estavam dispostas a fazer overclock manualmente ou diminuir a tensão em seus processadores Ryzen baseados no Zen 2. Overclocking usando a BIOS pode ser um processo tedioso e um tanto difícil, especialmente se você for novo no mundo do overclocking. CTR tira esse processo cansativo e permite que os usuários experimentem uma ferramenta de overclock automático que realmente funciona bem pela primeira vez.

Desempenho e arquitetura do Ryzen 3000

A série AMD Ryzen 3000 é baseada na arquitetura Zen 2. A série foi um tremendo sucesso entre os jogadores convencionais e criadores de conteúdo devido ao seu excelente valor e contagens de núcleo mais altas a preços mais baixos em comparação com as ofertas da Intel. Os processadores Ryzen da AMD também são desbloqueados em toda a linha, o que significa que eles estão prontos para overclocking ou undervolting desde que você tenha uma placa-mãe da série B ou X como uma placa-mãe com chipset B450, B550, X470 ou X570. Para usar a ferramenta CTR com sucesso, devemos entender os fundamentos da arquitetura AMD Zen 2 por trás desses chips da série Ryzen 3000.



Design Core CompleX

A arquitetura Zen 2 da AMD usa um design baseado em chips, o que significa que a própria CPU é, na verdade, composta de clusters de silício menores chamados de chips. Cada chip é, na verdade, um Core CompleX ou CCX, o que significa que cada chip contém um certo número de núcleos. No Zen 2, cada chip pode conter até 4 núcleos, enquanto o Zen 3 aumentou esse número para 8. Esses núcleos compartilham os 32 MB de cache L3, portanto, um chip em uma CPU Zen 2 poderia se comunicar com 16 MB de cache L3 em um Tempo. Os chips ou CCXs foram interconectados uns com os outros por meio de um link de alta velocidade chamado Infinity Fabric.



Quando se trata de overclock, é importante prestar atenção aos núcleos individuais dentro de cada CCX. Agora, devido à variação na qualidade do silício, cada núcleo terá um potencial máximo de aumento diferente. Se pegarmos uma CPU de 8 núcleos dividida em 2 CCXs, podemos encontrar o núcleo geral mais rápido e o núcleo geral mais lento nesses 8 núcleos. A chave aqui é que sempre seremos limitados por nosso núcleo mais lento em cada CCX. É por isso que a distribuição de núcleos é importante nos processadores AMD Ryzen usando a configuração CCX. CTR por 1usmus encontra automaticamente os núcleos mais rápidos e mais lentos de cada CCX e sugere valores de overclocking e undervolting de acordo com o potencial de boost do CCX.



Zen 2 usou vários CCXs, cada um contendo 4 núcleos, vinculados por meio da malha Infinity - Imagem: AMD

Aumento de precisão

Outra coisa a ter em mente antes de começarmos a fazer overclock usando CTR é o recurso de overclocking automático pré-existente dos processadores Ryzen conhecido como Precision Boost. Esta tecnologia é semelhante ao GPU Boost nas placas de vídeo modernas, onde faz o overclock automático do processador para o máximo que pode antes de atingir os limites térmicos ou de energia. O Precision Boost é um recurso integrado dos processadores Ryzen e pode ser aprimorado ainda mais se um recurso conhecido como Precision Boost Overdrive (PBO) estiver habilitado no BIOS. É importante ter em mente que o CTR assume esse algoritmo e fornece uma frequência de aumento all-core bloqueada (dependente de CCXs) durante o overclock.

Qualidade de Silício

O recurso de overclock automático da ferramenta CTR da 1usmus depende muito da qualidade do silício de sua CPU. Nem todas as CPUs com o mesmo nome são realmente iguais. O silício real dentro das CPUs da mesma família pode variar de um para o outro. Isso é o que nos dá o potencial de boost variável e as habilidades de overclocking variáveis ​​resultantes. Isso também pode ter um impacto simultâneo em quanta tensão você precisa para sustentar um clock de boost específico, afetando assim as temperaturas.



Loteria de Silício

Um dos maiores contribuintes para um overclock de maior sucesso em CTR é apenas a loteria de silício. Caso você não esteja familiarizado com esse termo, loteria de silício significa que a qualidade do silício que você recebe em sua CPU (ou placa de vídeo) depende de uma sequência aleatória, resultando em uma situação de sorte do sorteio . Alguns compradores podem receber CPUs que não fazem overclock bem, enquanto alguns podem ter CPUs que fazem overclock muito alto em tensões baixas. Esta última é considerada uma situação em que o usuário “ganhou na loteria do silício”. O CTR definitivamente se beneficia de um chip com silício de melhor qualidade.

A qualidade do silício também tende a melhorar com a maturação do processo de fabricação. À medida que o processo de fabricação envelhece, ele tende a se tornar mais maduro, resultando em maiores rendimentos e em um silício de melhor qualidade. Os processadores Ryzen série 3000 da AMD são construídos no processo de fabricação de 7 nm da TSMC, que a AMD vem usando há 2 anos no momento em que este artigo foi escrito. Este é um tempo mais do que suficiente para um processo amadurecer, o que significa que as CPUs produzidas durante o período posterior do processo de fabricação tenderão a ter uma qualidade de silício superior, podendo assim produzir overclocks maiores e mais estáveis ​​com CTR.

O que CTR by 1usmus faz?

A seguir estão algumas das coisas importantes que ClockTuner for Ryzen pode ajudar o usuário a fazer:

  • O CTR pode fornecer valores específicos de overclocking (ou undervolting) para cada CCX específico na CPU, testando o potencial de reforço de cada núcleo nos CCXs.
  • O CTR pode permitir que o usuário ajuste as velocidades do clock de acordo com sua preferência, mesmo depois de fornecer os valores de overclock recomendados.
  • Ele também pode encontrar as configurações de tensão ideais para sua CPU com base nos testes de estresse que realiza durante o estágio de overclock automático.
  • O CTR exibe as informações de amostra da CPU, permitindo ao usuário saber informações sobre a qualidade do silício, categorizando as CPUs nas categorias de amostra Bronze, Prata, Ouro e Platina.
  • Ele pode ajudar tremendamente a reduzir as temperaturas de sua CPU, mesmo sem prejudicar o processador. Travar os núcleos para um aumento consistente de todos os núcleos e otimizar a tensão ajuda a reduzir as temperaturas significativamente.
  • O CTR tende a aumentar o desempenho da CPU, fornecendo valores de boost ideais e a tensão mais baixa necessária para atingir essas metas de boost. Ele também exibe uma comparação de desempenho “Antes / Depois” usando o Cinebench R20.
  • O CTR também pode testar o estresse de seu overclock final usando o teste Prime95 integrado.
  • Finalmente, o CTR é um overclocker automático. Isso significa que ele permite que o usuário relaxe e pegue uma xícara de café enquanto encontra as configurações ideais de overclock e voltagem para sua CPU.

Requisitos

1usmus lista os seguintes requisitos necessários para diferentes categorias. É importante cumprir exatamente esses requisitos.

Requisitos de Hardware

Certifique-se de que o hardware do seu PC é realmente compatível com CTR da 1usmus. Lembre-se de que a ferramenta ainda é nova, portanto, haverá algumas restrições de compatibilidade.

  • Uma CPU AMD Ryzen 3000 series baseada na arquitetura Zen 2. Isso significa que APUs como o Ryzen 3 3200G etc não serão suportados porque, na verdade, são baseados na arquitetura Zen +. Você também deve evitar o AMD Ryzen Threadripper 3990X, pois ele também não é compatível com CTR no momento da escrita.
  • Uma placa-mãe soquete AM4 baseada nos chipsets 350/370/450/470/550/570.
  • Uma solução de refrigeração adequada. É recomendável tentar o overclock usando apenas coolers de reposição, pois os coolers originais podem não ser capazes de dissipar o calor extra se o overclock exigir mais potência.

A lista de CPUs compatíveis com CTR - Imagem: Guru3D

requerimentos gerais

Aqui estão alguns outros requisitos que precisam ser mantidos em mente:

  • Versão do Windows 10 x64 1909-2004 e mais recente (digite 'winver' em Executar para revelar rapidamente a versão do seu sistema operacional)
  • .NET Framework 4.6 (e mais recente)
  • Qualquer perfil de potência é compatível com CTR.
  • Overclocking de RAM estável ou perfil XMP estável

Requisitos de BIOS

Alguns dos requisitos mais importantes estão relacionados ao BIOS. Verifique novamente essas configurações antes de continuar.

  • BIOS com AGESA Combo AM4 1.0.0.4 (e mais recentes); verifique com CPU-Z
  • Tensão da CPU - Auto
  • Multiplicador de CPU - Auto
  • SVM (virtualização) - desativado

Configurações de calibração de linha de carga (LLC):

  • ASUS - LLC 3 (Nível 3)
  • MSI - LLC 3
  • Gigabyte - na maioria dos casos Turbo, mas também pode ser Automático
  • ASRock é Auto ou LLC 2; É importante ressaltar que o CTR é medíocre compatível com as placas-mãe ASRock, pois todos os modos LLC mostram Vdroop anormalmente alto
  • Biostar - Nível 4

Recomenda-se usar as seguintes configurações adicionais para placas-mãe ASUS

  • Modo de fase - padrão
  • Modo de capacidade atual - 100%

Requisitos de software

O seguinte software precisa ser instalado (links são fornecidos):

  • Arquivo CTR
  • Ryzen Master 2.3
  • Cinebench R20 , (coloque o conteúdo extraído baixado na pasta CB20 do Arquivo CTR, o CTR usará o CB para teste). Você também deve executar o aplicativo CB R20, aceitar o contrato de licença e, em seguida, fechar o aplicativo antes de iniciar o processo com CTR.

Impacto da placa-mãe e do resfriamento

É importante ter em mente que os resultados finais de overclock ou undervolting podem depender muito da configuração do sistema. Principalmente, a qualidade dos VRMs na sua placa-mãe e a quantidade de potencial de resfriamento do cooler do seu processador podem ter um grande impacto nos valores finais.

Placas-mãe com VRMs melhores e sistema de entrega de energia como as placas X570 de última geração provavelmente fornecerão um clock final de boost mais alto para a CPU em tensões mais baixas. A diferença não é significativa para garantir um upgrade da placa-mãe, mas vale a pena mencionar.

Da mesma forma, um cooler de loop personalizado ou um cooler líquido tudo-em-um pode desbloquear significativamente mais potencial de overclock do que um cooler de ar normal. É aconselhável adquirir pelo menos um resfriador de ar de torre decente, ou um AiO líquido de desempenho semelhante, antes de tentar fazer overclock usando CTR para obter os melhores resultados.

Usar resfriadores de ar de torre grande ou resfriadores de líquido pode produzir melhores resultados em overclock.

Método

Agora que estabelecemos uma compreensão do mecanismo por trás do processo e seus pré-requisitos, vamos pular direto para o método real de usar o CTR.

Compreendendo o software CTR

O software ClockTuner é bastante simples de operar, no entanto, pode parecer um pouco confuso quando visualizado pela primeira vez. 1usmus fez um bom trabalho ao categorizar as várias opções que o CTR oferece. Vamos dissecar a IU e as várias guias oferecidas pelo Software CTR.

  • Em primeiro lugar, ao abrir o software CTR, você será saudado por um aviso sinistro de que o overclock usando este software pode danificar sua placa-mãe ou CPU. Não se preocupe, este é um texto padrão que deve estar presente em todos os softwares com recursos semelhantes.

O aviso exibido pelo CTR.

  • A guia principal do software é apropriadamente chamada de guia PRINCIPAL, e contém os principais controles e clusters de informações que você precisará para fazer overclock ou undervolting.
  • Há também uma guia chamada BENCHMARK na barra lateral esquerda. Abrir a guia de benchmark nos leva ao teste Cinebench R20 embutido que CTR usa para validar overclocks e comparar pontuações.

Informação técnica:

1usmus explica os diferentes parâmetros que são encontrados na guia PRINCIPAL da seguinte forma:

  • Na guia PRINCIPAL, a barra de informações superior informa o usuário sobre o número de CCXs, núcleos no CCX, a frequência de cada núcleo (3), a temperatura do CCD (1) e tags CPPC (2). Deve-se observar que as tags CPPC são uma espécie de indicador da qualidade do núcleo. C01 é um número de sequência do kernel.
  • Em seguida, vem uma faixa com informações sobre os parâmetros de energia atuais do processador (PPT, EDC, TDC, CPU VID Voltage e CPU SVI2 Voltage). A monitoração destes parâmetros, assim como o sistema de proteção está sempre ativo.
  • No momento, há um bug que não permite exibir o valor correto de EDC em alguns cenários. Com um determinado valor, ele simplesmente sai dos gráficos. Isso ocorre devido a um erro no microcódigo.
  • Existem várias configurações na seção CONFIGURAÇÕES na parte inferior esquerda da janela. É importante conhecer suas funções também. Essas explicações são fornecidas diretamente pelo desenvolvedor da ferramenta CTR.
  • Tempo de ciclo - define o tempo de testes de estresse para cada ciclo. Quanto mais tempo dura um ciclo, mais preciso será o resultado de CTR.
  • CCX delta - a condição para o término do algoritmo de overclock ou undervolting. É o valor (MHz) da diferença de frequência entre o melhor CCX e o pior CCX. Este valor permite que a carga de energia seja equalizada entre todos os CCXs. Cada classe de processador (Ryzen 5, 7, 9, etc.) possui um valor individual. No início, o CTR oferecerá automaticamente a melhor opção. O usuário também pode personalizar esse valor para seus próprios experimentos.
  • Valores recomendados:

Ryzen 5: 25 MHz

Ryzen 7: 25 MHz

Ryzen 9: 150-175 MHz para processadores X-Suffix e 100-150 para processadores XT-Suffix

Threadripper: 75 - 100 MHz

  • Modo de teste - define o nível de carga que os CCXs recebem durante a operação CTR. Para a maioria dos usuários, o modo AVX Light será ideal. Predefinições AVX especialmente projetadas combinam baixa temperatura do processador com diagnósticos de alta eficiência.
  • Deslocamento inteligente de frequência inicial - é uma tecnologia que economiza tempo durante overclocking ou undervolting. O mecanismo de operação é o deslocamento inteligente “Frequência de referência” em relação aos tags CPPC. É compatível apenas com os processadores 3900X, 3900XT, 3950X, 3960X e 3970X.
  • A frequência de referência é a frequência base a partir da qual o primeiro passo de overclock ou undervolting começará. O valor deve ser sempre um múltiplo de 25, ou seja, 4100, 4125 e assim por diante.
  • A frequência máxima é o valor de frequência máxima em que qualquer CCX completará o processo de overclock ou undervolting. O valor deve ser sempre um múltiplo de 25, ou seja, 4100, 4125 e assim por diante.
  • Tensão de referência - o valor de tensão no qual o overclock ou undervolting será realizado. Etapa 6 mV. O Sistema de Proteção corrige automaticamente esse valor para que o processador sempre receba apenas os comandos corretos.
  • Os proprietários dos processadores 3600XT, 3800XT e 3900XT devem observar que a tensão acima de 1250 mV pode causar BSOD durante o CTR. Recomenda-se não exceder este valor temporariamente.
  • Período de polling - o tempo de interrogação dos sensores (temperatura, tensão, frequência e assim por diante). Além disso, este valor determina a velocidade de reação do sistema de proteção CTR. O sistema de proteção funciona desde o momento do início do programa até o momento de sua conclusão. Seu objetivo é monitorar todos os processos que ocorrem durante o CTR e em caso de interromper automaticamente e consultar o usuário.
  • Temperatura máxima - o valor da temperatura na qual o sistema de proteção irá parar todos os processos que ocorrem no CTR.
  • PPT máx., EDC máx., TDC máx. - valores de consumo e corrente, que também se relacionam com as configurações do sistema de proteção. Quando um dos valores é atingido, todos os processos CTR são interrompidos.
  • Teste CB20 - um switcher que permite ao usuário ativar ou desativar o teste Cinebench R20. Este teste é apenas para avaliação de overclock ou undervolting.
  • Para bandeja - a ativação permite minimizar a janela CTR na bandeja.
  • Perfil de carregamento automático com SO - carregamento automático do perfil de overclocking ou undervolting na inicialização do sistema operacional. É possível ativá-lo somente após o usuário ter salvo o perfil. Observe que o usuário só poderá criar um perfil após a conclusão do processo de overclock / undervolting.

Abaixo do grupo SETTINGS, há um grupo de botões para controle.

  • O botão START é usado para iniciar o processo de overclock ou undervolting de acordo com as configurações do usuário.
  • O botão DIAGNÓSTICO é usado para iniciar a avaliação do potencial de overclock e da qualidade da amostra da CPU.
  • O botão STOP interrompe todos os processos.
  • CREATE e APPLY PROFILE são usados ​​para salvar e carregar perfis para lembrar as configurações.
  • EDIT e RESET PROFILE permitem que você faça alterações nos perfis salvos.

Processo de Tuning:

Agora chegamos ao tutorial passo a passo real de uso do software CTR, que é surpreendentemente simples.

Primeiro, você deve reconfirmar as configurações da placa-mãe. As configurações fornecidas são essenciais para obter os melhores resultados de OC. Além disso, é importante notar que um overclock de RAM instável ou personalizado pode interferir na estabilidade do overclock de sua CPU. Para CTR, é melhor deixar a RAM em um perfil XMP estável ou apenas desligar o OC completamente.

Abra CTR.exe e verifique os valores que estão sendo exibidos. O CTR está extraindo os valores de monitoramento do Ryzen Master, portanto, se você encontrar problemas nesses valores, reinstale o Ryzen Master. As janelas com frequência não devem ter 0 e as tags principais não devem ter 100.

A guia PRINCIPAL do software CTR.

Agora, precisamos realizar uma verificação de diagnóstico de nosso processador. Este processo fornecerá ao CTR as informações de que precisa para ajustar adequadamente sua CPU. Clique no botão “DIAGNÓSTICO” na janela principal e deixe-o funcionar. Após alguns minutos, o CTR formará um relatório de diagnóstico e também fornecerá os valores recomendados para overclocking e undervolting.

A execução do diagnóstico fornecerá os valores de overclock recomendados dentro de um círculo.

Agora, começamos o processo de overclock. Clique no botão “INICIAR” e siga as etapas necessárias. Ele primeiro abrirá e executará o Cinebench R20 para obter uma leitura de linha de base. Em seguida, ele passará por um grande número de etapas onde tentará encontrar o equilíbrio perfeito entre a velocidade do clock e a voltagem. Paciência é necessária porque tem que passar por um grande número de etapas neste processo. Quando terminar, os resultados aparecerão no log. O teste Cinebench R20 será executado novamente e fornecerá ao usuário uma comparação entre o desempenho original e o novo.

CTR define os próprios valores de overclock após a conclusão do processo.

Após esta etapa, você pode escolher ajustar as configurações um pouco mais para atender às suas próprias preferências. No entanto, o ajuste adicional pode resultar em um consumo de energia altamente aumentado sem ganhos substanciais. Recomenda-se usar os valores fornecidos pela CTR.

O Cinebench R20 é usado para comparar os resultados de ajuste inicial e final.

Você pode ativar e salvar o perfil de overclock / undervolt clicando no botão “CRIAR E APLICAR PERFIL”. A ferramenta também oferece a opção de aplicar o perfil na inicialização do sistema, o que pode ser útil para quem opta por executar o perfil ajustado diariamente.

Palavras Finais

ClockTuner for Ryzen é uma ferramenta incrivelmente útil e é uma das primeiras e únicas ferramentas de overclock automático que realmente parece funcionar bem. Não só é útil na coleta de informações sobre a qualidade da amostra e potencial de aumento de sua CPU, mas também pode ser bastante eficaz em encontrar o equilíbrio perfeito entre velocidade de clock e voltagem para seu processador. O CTR também oferece alguns recursos úteis de comparação, e achamos que é um software bem completo.

Os usuários com CPUs da série Ryzen 3000 baseados na arquitetura ZEN 2 devem definitivamente tentar pelo menos uma vez.