Como obter mais armazenamento em seus telefones Android



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Os dispositivos Android são populares não apenas por causa da enorme loja de aplicativos, mas porque o software oferece suporte a vários formatos de expansão de armazenamento. Os proprietários de aparelhos e tablets Android podem usar várias soluções de software e hardware para aumentar a quantidade de espaço disponível em seus dispositivos, tornando possível transportar toda a sua biblioteca de mídia com você.



Existem duas maneiras principais de expandir o armazenamento em um dispositivo com Android.



Use um cartão Micro SD

A maioria dos dispositivos Android suporta expansão de cartão Micro SD. Dependendo do dispositivo que você usa, pode ser necessário levantar a tampa traseira do dispositivo ou usar uma ferramenta de extração de SIM para remover um slot de cartão de expansão dedicado.



Encontre o slot, que deve ser identificado como ‘Micro SD’, e insira o cartão SD no slot. Feche a trava ou recoloque a tampa traseira.

Ative o cartão SD

Para usar o cartão SD em seu dispositivo, você precisará verificar a central de notificações do dispositivo.

Etapa um: encontre a notificação



Depois de inserir o cartão, uma notificação deve aparecer alertando sobre a presença do cartão. Se não receber esta notificação, pode não ter inserido totalmente o cartão SD ou pode ter inserido da forma errada

Etapa dois: escolha uma opção

O Android permite que você expanda seu armazenamento de duas maneiras diferentes. Uma opção é ‘Armazenamento portátil’, o que significa que você poderá mover fotos, músicas, documentos e dados de seu telefone para o cartão SD e vice-versa.

A opção ‘Armazenamento interno’ faz com que o cartão SD atue como uma extensão do armazenamento interno, o que significa que os dados podem ser armazenados em seu cartão SD sem ter que movê-los manualmente. O Android colocará automaticamente os dados que não cabem em seu telefone no cartão SD.

Escolha a opção de sua preferência, aguarde até que a barra de carregamento atinja 100% e pressione 'Concluído' quando terminar. Neste ponto, seu telefone reconhecerá o cartão SD para uso.

Como mover aplicativos para um cartão SD

Se você formatou o cartão SD como um cartão de 'armazenamento interno', poderá mover os aplicativos para o cartão e deixar mais espaço disponível no armazenamento interno.

Etapa um: configurações

Abra o menu de configurações puxando para baixo o menu de notificações na parte superior da tela e pressionando a roda dentada de configurações no canto superior direito. Role até ‘Dispositivo’ e escolha ‘Aplicativos’.

Etapa dois: escolha seus aplicativos

Será apresentada uma lista de aplicativos em seu dispositivo. Encontre os aplicativos que deseja mover do armazenamento interno para o cartão SD e toque neles individualmente. Cada vez que você toca em um aplicativo, você terá opções. Escolha ‘Armazenamento’.

Etapa três: alterar o armazenamento

Abaixo da opção ‘Armazenamento usado’, toque em ‘alterar’. Aqui, você terá a opção de alterar suas configurações de armazenamento. Escolha o cartão SD e siga as instruções na tela. Depois de concluído, você terá espaço extra disponível em seu armazenamento interno e esses aplicativos estarão localizados em seu cartão removível.

Abrace a nuvem

Além dos cartões SD, o Android torna possível acessar todos os seus dados e arquivos através da nuvem. Contanto que você tenha uma conexão 4G confiável ou acesso regular a Wi-Fi, poderá armazenar todos os seus dados pessoais online em um aplicativo seguro chamado Google Drive.

Embora existam muitas opções de nuvem disponíveis para usuários do Android - incluindo DropBox e OneDrive da Microsoft - o Google tem seu próprio aplicativo chamado Google Drive, que permite armazenar seus arquivos e dados de forma fácil e gratuita.

O Google Drive oferece 15 GB de armazenamento gratuito e também dá acesso ao Gmail e ao Google Fotos. O Google Fotos tirará automaticamente suas fotos de seu telefone e as enviará para sua unidade para garantir que você nunca as perca.

Veja como você configura sua conta gratuita do Google Drive em seu computador, o que o prepara para usar o aplicativo.

Etapa um: fazer login

Vá para www.drive.google.com, onde você terá a chance de configurar uma conta do Google. Crie uma conta ou use seu login do Google se você já tiver uma conta.

Etapa dois: familiarize-se

Depois de fazer login no Google Drive, você verá uma lista de opções no lado esquerdo da tela. Essas opções incluem ‘Meu disco’, ‘Compartilhado comigo’, ‘Com estrela’, ‘Recentes’, ‘Lixeira’ e ‘Mais.

Etapa três: acesse seu disco

Clique em ‘Meu disco’ e você será levado a uma página no estilo do Windows Explorer, onde poderá criar e carregar novos documentos. O grande botão ‘NOVO’ no canto superior esquerdo da tela permitirá que você crie novos documentos de palavras e planilhas e os salve automaticamente em sua unidade.

Etapa quatro: aprender as opções

Explore as opções restantes abaixo de ‘Meu disco’, onde você pode acessar arquivos que foram compartilhados com você por outros usuários. Você também pode acessar fotos e arquivos recentes.

Etapa cinco: usando seu aparelho

Seu aparelho Android já deve incluir o aplicativo Google Drive. Se ainda não o tiver, você pode baixá-lo gratuitamente na Google Play Store.

Depois de fazer login, o aplicativo mostrará um formato muito semelhante ao que você viu no seu PC. Você receberá um menu vertical onde pode escolher entre ‘Compartilhado’, ‘Recentes’, ‘Fotos’ e muito mais.

4 minutos lidos