Como ativar o login automático no Xubuntu



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

O Xubuntu substitui o desktop Unity pelo Xfce4 e com ele o gerenciador de desktop. Muitas pessoas preferem digitar seu nome de usuário e senha ao iniciar seu ambiente de desktop da mesma forma que fariam em um console virtual, mas isso nem sempre é necessário em máquinas de usuário único que não correm o risco de serem fisicamente comprometidas . Os usuários podem configurar o sistema Light DM para logá-los automaticamente quando instalarem o Xubuntu pela primeira vez. Eles também podem configurá-lo na janela de configuração do grupo, uma vez que instalaram o sistema operacional.



Os usuários do Xubuntu que atualmente são solicitados a entrar manualmente podem editar um arquivo de texto específico para obter acesso automático ao seu computador. Certifique-se de definir uma boa senha de qualquer maneira, uma vez que o Xubuntu faz o hash da conta root como o Ubuntu padrão faz e torna o usuário primário um administrador. Você ainda precisará dessa senha ao usar sudo, gksu e os consoles virtuais F1-F6.



Método 1: usando as configurações de usuários e grupos

Selecione “Usuários e grupos” no menu de aplicativos do Xfce4 ou no menu Whisker. Pressione a tecla Enter se você a destacou ou clique uma vez no slide Menu Whisker.



Clique no botão Alterar ao lado da configuração que diz “Senha: solicitada no login” e, em seguida, certifique-se de que a caixa de seleção “Não solicitar senha no login” esteja marcada. Por fim, selecione o botão OK para aprovar suas alterações.



Se a caixa de seleção estiver realmente desmarcada, então o Xubuntu provavelmente pedirá que você digite sua senha. Selecione o botão Fechar na janela Configurações do usuário e reinicie o computador para se certificar de que as alterações foram interrompidas. Se você descobrir que eles não travaram depois de reinicializar o computador, repita essas etapas e passe para o Método 2 antes de reiniciar novamente. Você também vai querer passar para o Método 2 antes de reiniciar uma segunda vez se você descobrir que as mudanças realmente travaram, mas você ainda não é capaz de fazer login no Xubuntu automaticamente sem ser solicitado um nome de usuário ou senha.

Lembre-se de que, embora esse processo elimine a necessidade de digitar uma senha, na verdade não desativa a tela de login. Se você não o desativou ao instalar o Xubuntu, ainda será necessário editar um arquivo de configuração. Mesmo que você faça as duas coisas, se alguma vez tiver que se desconectar manualmente do Xfce4 em vez de reinicializar ou desligar a máquina, você terá que se conectar graficamente novamente. Porém, isso não desfará suas alterações, então você ainda terá um logon automático quando reiniciar da próxima vez.

Você pode descobrir que sua máquina ainda inicializará na tela gráfica de logon, mas não será necessário inserir uma senha. O Light DM pode simplesmente querer que você pressione Enter ou clique em um botão para entrar. Se for esse o caso, você já resolveu metade do problema e ainda precisa usar as técnicas do Método 2 para ativar o processo automático. Se você não tiver esse problema, provavelmente já corrigiu tudo e não precisa seguir em frente.

Método 2: Editando o arquivo lightdm.conf

Mantenha pressionada a tecla Super ou Windows e pressione R ao mesmo tempo para abrir o Localizador de aplicativos. Digite gksu e pressione Enter. Você será solicitado a inserir sua senha para continuar. Você também pode emitir este comando a partir do terminal, se desejar. Se você preferir trabalhar com um terminal em vez do editor de texto padrão do mousepad que o Xubuntu oferece, você pode emitir o comando sudo nano do terminal e digite sua senha.

Em ambos os casos, você geralmente terá apenas um segmento do arquivo, que começa com o bloco [Seat: *]. Se você tiver mais de um bloco, encontre o bloco que se parece com esse e adicione uma linha que leia autologin-user = userName, substituindo userName por seu nome de usuário real. Se você tivesse um usuário simplesmente nomeado usuário em seu sistema, você poderia acabar com um arquivo semelhante a:

[Assento*:]
autologin-guest = false
autologin-user = user
autologin-user-timeout = 0

Você quer ter certeza de que autologin-guest está definido como falso e não verdadeiro em qualquer caso. Salve o arquivo e feche o editor de texto antes de reiniciar o Xubuntu. Se estiver usando mousepad, você pode pressionar CTRL e S ao mesmo tempo para salvar o arquivo. Os usuários do GNU nano devem manter pressionada a tecla CTRL e pressionar O para fazer o mesmo. Se você receber um aviso informando que está operando como usuário root no mousepad, é seguro ignorar isso, contanto que você apenas edite este arquivo específico. O comando gksu dá a você a autoridade para operar como superusuário, e você não quer fazer isso por um período particularmente longo de forma alguma. Certifique-se de não abrir nenhum outro arquivo com o editor de texto ao fazer essas edições.

Embora isso funcione nas versões mais recentes do Xubuntu até aquelas que usam o núcleo 16.04.1 LTS do Ubuntu, as versões mais antigas do Xubuntu usavam um sistema de configuração ligeiramente diferente. Se você não conseguir encontrar o arquivo e, em seguida, substitua esse local do diretório por

e veja se carrega corretamente. Se for esse o caso, você encontrará um bloco que diz:

[SeatDefaults]
sessão de usuário = xubuntu

Edite o arquivo para que ele leia:

[SeatDefaults]
sessão de usuário = xubuntu
autologin-user = userName

Mais uma vez, certifique-se de substituir userName pelo nome de usuário real desejado em seu sistema. Se você tiver múltiplos usuários configurados em sua instalação do Xubuntu, então você pode ter um deles configurado para fazer logon automaticamente, mas isso realmente não é recomendado, já que derrota o propósito de múltiplos usuários em primeiro lugar.

Se você descobrir que o arquivo de configuração do Light DM está localizado em , então você desejará executar a Atualização de Software, pois isso provavelmente significa que você está executando uma versão mais antiga do Xubuntu. É bem possível que a Canonical realmente não suporte mais sua versão de qualquer maneira, o que significa que é hora de atualizar.

4 minutos lidos