AMD remove suporte CrossFire nas próximas GPUs Navi, em favor de um modo multi-GPU mais “explícito”.

Hardware / AMD remove suporte CrossFire nas próximas GPUs Navi, em favor de um modo multi-GPU mais “explícito”. 2 minutos lidos

AMD Radeon RX 5700XT



Hoje marca um novo dia para a divisão Radeon da AMD, já que a gigante do silício finalmente mudou da arquitetura GCN. Depois de uma série de vazamentos e rumores em relação aos benchmarks e preços atualizados, as AMD Radeon RX 5700 e 5700XT baseadas na Navi estão no mercado. A AMD diminuiu o preço dessas placas de vídeo em US $ 50 em todas as áreas, tornando-as mais atraentes para os consumidores, especialmente aqueles que desejam entrar em jogos de 1440p a um custo razoavelmente mais baixo.

Essas placas gráficas são baseadas na nova arquitetura RDNA, que é um híbrido da próxima arquitetura Navi e da antiga arquitetura GCN. O ' intermediário A arquitetura permite que a AMD leve os benefícios da arquitetura GCN para o Navi e, ao mesmo tempo, permite que seja escalável em sua maior parte. É a primeira arquitetura de GPU para desktop que pode ser reduzida para uso em SoCs móveis.

Embora existam muitos profissionais da nova arquitetura, o teste inicial revela uma grande desvantagem que muitos benchmarks não acharão particularmente agradável. A AMD removeu o suporte CrossFire das novas GPUs Navi. CrossFire é o equivalente da AMD ao NVLink da Nvidia. Ele permite aos usuários escalar a potência de duas ou três GPUs semelhantes (dependendo do tipo) até quase o dobro ou o triplo, respectivamente. O método não dimensiona o poder dos núcleos; em vez disso, permite que os programas (leia os jogos) usem mais largura de banda da memória.



Essas GPUs suportam a nova interface PCIe 4.0, o que significa que um slot x8 do slot PCIe será semelhante a um slot x16 do slot PCIe 3.0 anterior. Se você inserir dois RX 5700 ou 5700XTs em sua placa-mãe robusta, não terá a opção de implementar o CrossFire. O raciocínio da AMD para a falta de suporte parece insatisfatório, já que a empresa está contando com os desenvolvedores para implementar o uso de GPUs duplas nos jogos. A declaração que a AMD deu em resposta a Techpowerup A pergunta é a seguinte.



' As GPUs Radeon RX 5700 Series suportam CrossFire no modo multi-GPU 'explícito' ao executar um jogo DX12 ou Vulkan que oferece suporte a várias GPUs. O modo 'implícito' mais antigo usado por títulos DX9 / 11 / OpenGL legados não é compatível . '

Por outro lado, a Nvidia está aumentando a implementação da interface NVLink. Com a introdução da arquitetura de Turing, eles anunciaram que duas GPUs vinculadas à nova interface NVLink seriam capazes de desfrutar de espaço VRAM e largura de banda precisamente duplicados.

Com as duas empresas seguindo caminhos opostos, está nas mãos dos desenvolvedores implementar o uso de GPUs duplas em jogos ou abster-se disso. Se olharmos para a estrutura do mercado atual, os desenvolvedores provavelmente ficarão do lado da Nvidia, pois pode não exigir muito trabalho por parte dos desenvolvedores e, em segundo lugar, as GPUs duplas não serão a norma tão cedo.



Tag amd nvidia NVLink